Filtrar


Questões por página:
Em relação às diferentes estruturas de mercado possíveis em uma economia, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) No oligopólio, a característica central é a interdependência competitiva, ou seja, as decisões de cada empresa afetam de maneira significativa o lucro das concorrentes. ( ) Na concorrência monopolista, há um número relativamente elevado de firmas com um considerável poder concorrencial, porém os segmentos de mercado e produtos são diferenciados garantindo um pequeno poder sobre o preço dos produtos. ( ) No monopólio, a existência de uma única firma dominante, significa que o monopolista sempre pode aumentar os preços indiscriminadamente. ( ) Na concorrência perfeita, uma empresa não consegue afetar o preço de equilíbrio, sendo caracterizada como uma “tomadora de preços” (ou price-taker).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Uma curva de indiferença mostra as combinações entre dois bens que geram o mesmo nível de satisfação ou utilidade, logo é ERRADO afirmar que:
Considerando um mercado em concorrência perfeita, é CORRETO afirmar que se tem/têm
Em relação ao regime de metas de inflação no governo Lula (2002 a 2010), observou-se que, ao final dessa década, o regime apresentava alguns desafios.
Em relação a tais desafios, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A alta da taxa de inflação de 2010 poderia impactar a taxa de 2011. ( ) Conciliar o regime de metas com um crescimento mais elevado do PIB. ( ) Reduzir a meta inflacionária para o nível de países desenvolvidos, abaixo de 1%.

As afirmativas são, respectivamente,
Considere o mercado de um produto vendido por uma empresa monopolista. Assinale a opção que apresenta a propriedade que esse mercado não apresentará.