Filtrar


Questões por página:


A figura precedente mostra o projeto da estrutura de um edifício composta de pilares e vigas metálicas. O dimensionamento da estrutura considera eventual situação de incêndio e elementos estruturais com proteção. Com relação a premissas de cálculo a serem adotadas nesse projeto, julgue os itens a seguir.

I Os esforços solicitantes decorrentes de restrições às deformações de origem térmica não podem ser desprezados em nenhuma hipótese.

II O esforço resistente de cálculo deve ser determinado considerando-se a variação das propriedades mecânicas do aço e do concreto conforme a temperatura.

III É desnecessário considerar o estado limite último de ruptura da seção líquida; a temperatura do aço será menor na ligação devido à presença de material adicional (parafusos, chapas, cantoneiras etc.).

IV A espessura de proteção das abas das cantoneiras ligadas aos pilares deve ser o dobro da espessura da proteção dos pilares.

Estão certos apenas os itens

De acordo com a NBR 8800 (Projeto e Execução de Estruturas de Aço de Edifícios), o valor limite para a esbeltez de peças comprimidas é igual a:
De acordo com a NBR 8800:2008 (Projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto de edifícios), para a determinação dos valores de cálculo, é necessário utilizar os coeficientes de ponderação das ações. Essa norma estabelece que o coeficiente de ponderação é composto por três parcelas, que consideram a
Em relação ao comportamento estrutural de estruturas de aço e de concreto armado, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.
Acerca de projetos de obras civis, julgue o item que se segue.

Como forma de se tornar mais dinâmica, a construção civil emprega, com frequência, estruturas metálicas que consistem na associação de peças ligadas entre si por conectores ou solda.