Filtrar


Questões por página:


A figura precedente mostra o projeto da estrutura de um edifício composta de pilares e vigas metálicas. O dimensionamento da estrutura considera eventual situação de incêndio e elementos estruturais com proteção. Com relação a premissas de cálculo a serem adotadas nesse projeto, julgue os itens a seguir.

I Os esforços solicitantes decorrentes de restrições às deformações de origem térmica não podem ser desprezados em nenhuma hipótese.

II O esforço resistente de cálculo deve ser determinado considerando-se a variação das propriedades mecânicas do aço e do concreto conforme a temperatura.

III É desnecessário considerar o estado limite último de ruptura da seção líquida; a temperatura do aço será menor na ligação devido à presença de material adicional (parafusos, chapas, cantoneiras etc.).

IV A espessura de proteção das abas das cantoneiras ligadas aos pilares deve ser o dobro da espessura da proteção dos pilares.

Estão certos apenas os itens

A figura precedente representa esquemas de trincas em laje de concreto armado. Assinale a opção que indica a origem da fissuração. 

Na análise estrutural de um projeto, deve-se considerar a influência de todas as ações que possam produzir efeitos significativos para a estrutura, levando-se em conta o estado-limite último e o de serviço. Considerando a classificação das ações relativas a projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, assinale a opção que apresenta um exemplo de ação permanente indireta.

A respeito do ensaio para aferir a resistência à tração para emboço e argamassa única, julgue o próximo item.

Os limites mínimos de resistência à tração para argamassa podem ser considerados como atendidos se, de um grupo de seis amostras, pelo menos quatro tenham valores iguais ou superiores a 0,2 MPa (para área interna, pintura ou base para reboco) ou 0,3 MPa (para área externa).

De acordo com a NBR 14.653, julgue o item seguinte, acerca da regressão linear.

Uma hipótese é nula quando se desconsidera uma variável ou um conjunto de variáveis independentes envolvidas no modelo de regressão para explicar a variação do fenômeno observado em um nível de significância preestabelecido.