Filtrar


Questões por página:
A patologia em concreto é o ramo da engenharia que estuda o diagnóstico do problema. O estudo da correção e da solução para as manifestações patológicas compõem a terapia. A seguir estão descritas as partes da composição do diagnóstico para manifestações patológicas do concreto, exceto:
As manifestações patológicas em estruturas de concreto são divididas com base em suas causas, que poderão ser físicas ou químicas. Embora essa divisão na prática não exista, pois uma causa pode levar à outra, mas na teoria são aplicadas. Abaixo estão algumas causas físicas de patologias em estruturas de concreto, exceto:
Durante a avaliação de um edifício recémconstruído, foram identificadas falhas no revestimento das paredes e fissuras nas lajes de concreto. Após análise detalhada, constatou-se que os problemas foram causados por deficiências no projeto estrutural e no uso inadequado de materiais durante a execução da obra, comprometendo o desempenho da edificação. Com base no estudo de caso, dentro do ramo de Avaliações e Perícias de Engenharia, assinale a alternativa que nomeia corretamente a anomalia originária da própria edificação, relacionada a falhas no projeto, materiais ou execução.
A NBR 6118 (ABNT,2023) - Projeto de estruturas de concreto- fixa alguns critérios de projeto que visam a durabilidade das estruturas. Assinale a alternativa que define corretamente um desses critérios.
É uma manifestação frequente em estruturas que possuem contato com água, ou em elementos estruturais presentes nas fachadas, e sujeitas também a vazamentos, em áreas molhadas. São visualizadas como manchas brancas que se formam na superfície das estruturas e revela que há perda de alcalinidade da estrutura de concreto. Assinale a alternativa que nomeia corretamente a manifestação patológica descrita acima.