Filtrar


Questões por página:

Devido à sua extensão continental, o Brasil possui grande diversidade de solos, com características morfológicas, físicas e químicas próprias. Acerca desse tema, julgue o item subsequente.


Os latossolos, os mais comuns na região do cerrado, são ácidos e eutróficos, e apresentam alto intemperismo e altos teores de fósforo disponível.

Latossolos e argissolos, juntos, ocupam aproximadamente 56% do território brasileiro, sendo as classes de solos de maior expressão no país. Os principais fatores de formação dos latossolos são:
Um dos atributos do solo, para fins de classificação, é a saturação de bases, que se refere à proporção de cátions básicos trocáveis em relação à capacidade de troca determinada a pH 7. Um solo eutrófico apresenta saturação por bases:
A análise química do solo é utilizada para conhecer o nível de fertilidade do solo e recomendar corretivos e fertilizantes adequados. Algumas etapas devem ser consideradas para que se tenha um programa adequado de adubação e calagem. A etapa em que ocorre mais erros é a:
O preparo convencional do solo para cultivo do algodoeiro consiste em aração, com o objetivo de eliminar as camadas superficiais compactadas e favorecer o arejamento, a penetração de água no solo e o crescimento adequado das raízes. O arado deve ser regulado para fazer essa operação na profundidade de: