Filtrar


Questões por página:
Referente à aptidão agrícola de solos para uso, analise as assertivas a seguir:

I. Profundidade efetiva, relevo e declive da área, pedregosidade, matacões e rochosidade, e impedimentos químicos no solo são atributos que compreendem a análise da área de interesse para fins de avaliação.

II. A rochosidade, embora seja fator importante na avaliação da aptidão à mecanização, torna-se de menor peso atualmente, dada a capacidade de recolher as pedras na superfície do solo.

III. Na profundidade efetiva do solo, avalia-se a profundidade total do solo, uma vez que as raízes podem penetrar no solo, pois quanto maior a profundidade e o volume de solo explorado, maior a capacidade de absorver água e nutrientes e fornecer suporte físico às plantas.

IV. Solos salino-sódicos são de fácil recuperação desde que apresentem boa permeabilidade, o que permite lavagens intensas, seja com irrigação ou da própria água da chuva. A exemplo, os solos da região costeira do RS.


Quais estão INCORRETAS?
Visualizar Questão Comentada
Referente aos principais fatores de degradação de solos, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ajuste de carga animal e oferta de forragem são fatores com baixo impacto sobre a degradação de solos e do ambiente.

( ) O desenvolvimento de atividades industriais e/ou bioindustriais, ainda que devidamente regulamentadas, geram impacto no ambiente e, portanto, tem potencial de causar degradação do solo.

( ) Atividades agrícolas que aportam insuficiência de fertilizantes, uso de água de irrigação de baixa qualidade e uso inapropriado de máquinas agrícolas são fatores que têm impacto negativo na conservação de solos.

( ) A exploração intensiva do solo e da vegetação para fins de produção de combustíveis e biocombustíveis são agentes de degradação do solo.

( ) Desmatamento ou remoção da vegetação natural para fins de agricultura e/ou pecuária, florestas comerciais, construção de estradas e urbanização constituem fatores importantes de degradação de solos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Visualizar Questão Comentada
Referente ao descarte e ao reúso de efluentes líquidos no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, analise as assertivas a seguir:

I. Efluente líquido industrial é despejo líquido resultante de qualquer atividade produtiva, oriunda prioritariamente de áreas de transformação de matérias primas em produtos acabados.

II. Efeito de borda é o comportamento observado em ensaios de infiltração desenvolvidos em pequenas escalas em decorrência da capilaridade do solo.

III. Razão de adsorção de sódio é a razão entre os íons de sais solúveis que indica a percentagem de sódio contida no efluente, em relação ao cálcio e magnésio, que pode ser adsorvido pelo solo, sendo um critério adotado para avaliar o risco de solidificação do solo em função da concentração de sódio contida no efluente.

IV. Vazão de referência: valor de vazão que passa a representar o limite superior de utilização da água em um curso d’água.


Quais estão corretas?
Para o desenvolvimento da RAD, faz-se necessário o entendimento e a aplicação de conhecimento não somente da área em questão, mas de elementos técnicos inerentes à área. Referente a aplicações do conhecimento da física do solo em RAD, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pode ser utilizado para verificar o momento adequado para o preparo do solo, em função do teor de água, evitando a degradação da estrutura.

( ) Métrica como espessura dos horizontes A ou A+B tem pouca relevância quando se trata de prevenção de degradação, uma vez que esse dado apresenta pouca ou nenhuma relação com as perdas potenciais suportadas pelos solos.

( ) A presença de selo ou crosta superficial é um parâmetro físico relevante no entendimento dos processos de degradação, especialmente porque, para um mesmo volume de precipitação e mesma cobertura vegetal, quanto maior o teor de argila de um solo, maior é a formação de selo e, por consequência, da resistência da crosta.

( ) Sinônimos do processo de degradação, a compactação e o adensamento têm o mesmo conceito e, por esse motivo acrescido da estabilidade de sua leitura no tempo, têm sido indicadores consistentes de degradação de solos.

( ) A detecção precoce da erosão laminar pode prevenir o avanço do processo.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O conhecimento sobre gênese e formação do solo é a base para entendimento e aplicação às diferentes situações em campo, especialmente quando se trata de manejo de efluentes em solos, uma vez que é base para o enquadramento dos tipos de solos e seu potencial de uso. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as classes de solo às respectivas características.

Coluna 1
1. PVd. 2. LVd. 3. CHa. 4. Gx. 5. RR.
Coluna 2
( ) São solos com aptidão restrita para o uso de lavouras anuais, bem como para uso como depósito de efluentes ou sólidos de diferentes origens. Ainda são extremamente frágeis quando se trata de perda de solo por erosão hídrica, porém naturalmente férteis.
( ) Apresentam elevada acidez e baixa fertilidade natural, sendo altamente suscetíveis à erosão e degradação ambiental, especialmente quando apresentarem mudança textural abrupta.
( ) É uma das classes mais desejáveis tanto para cultivo de grãos quanto para deposição de resíduos, dado suas características físico-químicas como elevada CTC. Quando se trata de deposição de efluentes, são os que apresentam maior capacidade de receber volume significativos com baixo impacto no ambiente.
( ) São tipicamente encontrados nas áreas de baixada, apresentando problemas naturais de drenagem, o que os torna aptos para o cultivo de grãos e cereais, mas inadequados para recebimento de efluentes de qualquer natureza.
( ) São solos tipicamente encontrados na região dos Campos de Cima da Serra, apresentam forte acidez e baixa disponibilidade natural de nutrientes. Em termos de usos, requerem práticas conservacionistas intensivas. Apresentam boas condições para recebimento de efluentes sólidos a fim de descarte, e com certa restrição para descarte de efluentes líquidos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: