Filtrar


Questões por página:
Na prática profissional do Serviço Social são múltiplas as possibilidades de utilização de técnicas de intervenção e instrumentos de trabalho, os quais serão norteados pelas competências ético-políticas, teórico-metodológicas e técnico-operativas inerentes ao seu fazer profissional e alinhadas com o projeto ético-político da categoria.
Dentro deste contexto podemos afirmar que:
Sobre a documentação profissional do Serviço Social é correto afirmar que: I. O Relatório social é documento específico do assistente social que descreve e interpreta uma dada realidade social. II. O laudo social é documentação exclusiva da área policial, serve como prova para elaboração do inquérito competente, quando solicitado pela autoridade competente. III. O parecer se diferencia do laudo social pela sua extensão, já que expõem detalhada e fundamentadamente a situação em análise. IV. No âmbito judiciário o laudo social se aplica como elemento de prova para formação de um juízo.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A prática profissional do assistente social necessita de permanente recurso ao instrumento profissional documentação (SARMENTO,2005). A especificidade e utilidade de cada modalidade de documentação são relevantes no cotidiano profissional. Sobre o Estudo social é correto afirmar que:
No uso de recursos institucionais, o laudo social é, segundo obra organizada pelo CFESS em 2005, “... utilizado com a finalidade de dar suporte à decisão judicial, a partir de uma determinada área de conhecimento, no caso, o Serviço Social”. A estrutura do laudo deve apresentar, respectivamente,

Avalie as afirmativas abaixo, adotando como referência o trabalho de Fávero (2013, p.2), intitulado “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões”.

I. A construção do conhecimento na área do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece geralmente por meio do estudo social.

II. No âmbito judiciário não é necessário ao Assistente Social ter clareza de qual é seu objeto de intervenção, já que quem determina isso é o juiz.

III. No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominado perícia social.

IV. A perícia social pode ser registrada por meio de alguns documentos, entre eles, a informação técnica, o relatório, o laudo e o parecer.

Estão em conformidade com o pensamento de Fávero (2013, p.2) as afirmativas: