Filtrar


Questões por página:

Considerando a Resolução Conama n.º 237/1997, julgue o item.


O órgão ambiental competente, verificando que uma atividade ou empreendimento não é potencialmente causador de significativa degradação do meio ambiente, definirá os estudos ambientais pertinentes ao respectivo processo de licenciamento.

A respeito do exercício da profissão de arquiteto e urbanista, julgue o item.


O relatório de impacto no meio ambiente (RIMA) é o relatório que deverá ser feito antes da implantação de um empreendimento.

A respeito do exercício da profissão de arquiteto e urbanista, julgue o item.


O estudo de impacto ambiental (EIA) é o estudo realizado para licenciamento de atividades que, direta ou indiretamente, afetem o meio ambiente ou sejam potencialmente poluidoras.

O jardim, desde a antiguidade, sempre foi um espaço de lazer e prazer mesclando um paradigma de sonho e realidade. Através deste espaço, era possível viajar no tempo, experimentar sensações diferentes, promover encontros e entrar em contato com a natureza em sua mais exuberante expressão. Segundo Michael Corajaud, o jardim é como fragmento de um sonho e deve ser compartilhado por todo e qualquer usuário, portanto, quanto mais um jardim consegue aguçar todos os sentidos, melhor cumpre seu papel. Os Jardins sensoriais são idealizados a fim de estimular os sentidos do corpo humano por meio de plantas e materiais presentes no local, gerando benefícios múltiplos que incluem desde o bemestar ao resgate de memórias. Também cumprem um importante papel social. Aponte este papel nas opções abaixo:
Nos últimos vinte anos, com o objetivo de incentivar mudanças no setor da construção civil para adequação às agendas de sustentabilidade, vários países desenvolveram sistemas de certificação ambiental para edificações, utilizados para atribuir a edificação um selo no qual permite registrar os ganhos ambientais que a edificação pode proporcionar. Estas ferramentas são voltadas, principalmente, para questões relativas a impactos ao meio ambiente e consumo de recursos naturais. Segundo os especialistas na área, o maior desafio ao adotar estratégias de design sustentável tende a ser o custo associado à seleção de materiais e sistemas de construção que atendem aos critérios do sistema de classificação. Para compensar isso, cidades de diversos países desenvolveram códigos ou outra legislação que exigem estratégias ecológicas, com critérios de desempenho energético, podendo ou não exigir o uso de determinado sistema de classificação. Em geral, as certificações levam em conta características da edificação como: