Filtrar


Questões por página:
Considere o caso em hipótese:

Uma Terapeuta Ocupacional, com experiência exclusiva em reabilitação neurológica de adultos, é a única profissional da profissão em um hospital no momento em que a Responsável Técnica (RT) do serviço de Terapia Ocupacional em neonatologia necessita de uma licença médica de emergência. A direção do hospital a designa para assumir a RT do serviço neonatal, em caráter de urgência, para evitar a descontinuidade da assistência. A profissional avalia não possuir competência específica na área, o que poderia colocar em risco a segurança dos pacientes. Sobre o caso, a conduta eticamente prioritária é:
Em janeiro de 2021, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) instaura processo ético-disciplinar e notifica validamente um Terapeuta Ocupacional por uma suposta infração grave ao sigilo profissional. Devido a questões administrativas, o processo permanece sem qualquer despacho ou julgamento. Em fevereiro de 2024, uma nova gestão do Conselho emite uma convocação para audiência. A defesa do profissional alega a ocorrência de prescrição. Com base no Art.54 da Resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) n.º 425/2013, assinale a CORRETA alegação da defesa.
Um Terapeuta Ocupacional utiliza uma rede social profissional para divulgar seu trabalho. Em seu perfil, sua descrição é "T.O. | Reabilitação Neurológica | Especialista em Performance Ocupacional". Ele publica um vídeo curto onde um cliente, com o rosto desfocado, relata verbalmente sua satisfação com o tratamento e mostra um gráfico com a evolução positiva de seus escores de desempenho. Considerando a situação, assinale CORRETAMENTE a análise ética da divulgação.
É proibido ao Terapeuta Ocupacional:
I - utilizar impressos de instituições públicas, na prática privada. II - ensinar procedimentos próprios da Terapia Ocupacional visando à formação profissional de outrem, que não seja, acadêmico ou profissional de Terapia Ocupacional. III - divulgar e declarar possuir títulos acadêmicos que não possa comprovar ou de especialista profissional que não atenda às regulamentações específicas, editadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Está CORRETO o que se afirma em:
Das responsabilidades, no exercício profissional da terapia ocupacional, o CEDTO discorre que o Terapeuta Ocupacional deve empenhar-se: