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A ocorrência da II Guerra Mundial trouxe à discussão pública e fomentou estudos acadêmicos acerca da suposição da existência de algum determinante biológico que pudesse corroborar o discurso político que afirmava uma suposta superioridade biológica entre diferentes grupos de seres humanos. Em 1950 a UNESCO divulgou um documento redigido e revisado por cerca de duas dezenas de cientistas, que afirmava, entre outras coisas, que “Os dados científicos de que dispomos atualmente não justificam a conclusão de que diferenças genéticas hereditárias constituam fator essencialmente importante na ocorrência de manifestações culturais e na realização de obras civilizacionais dos diferentes povos ou grupos étnicos. Estes dados nos informam, ao contrário, que a experiência cultural pela qual cada grupo passou é a mais importante condição que explica tais diferenças. Os aspectos que tiveram papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, com efeito, uma característica específica do Homo sapiens.” (Lévi-Strauss, UNESCO,1950)
Com base no entendimento do texto, assinale a alternativa correta.
“Muitas violências são praticadas a partir de sistemas de classificação, devidamente naturalizados, sem que sejam questionadas a origem dessas que são práticas sociais de subordinação. Muitas vezes achamos e dizemos sem constrangimento que “nós” temos ciência, e “eles” têm crenças; que “nós” temos arte, e “eles” artesanato; que “nós” temos filosofias, e “eles” mitos. Essas formas de classificação escondem da realidade que pretendem elucidar, um mundo de preconceitos vistos sempre a partir de uma perspectiva europeia e ocidental.”
SCHWARCZ, Lilia. “Índio não, indígena: os sistemas classificatórios” apud https://www.nexojornal.com.br/,06/06/2022.
No trecho, a autora critica o uso de formas de classificação de sociedades e culturas embasadas em uma perspectiva
“O significado de ser classificado socialmente como negro não é o mesmo se olharmos para o Brasil do século XIX ou do século XXI. No século XIX, a pele negra remetia diretamente à escravidão e ao trabalho braçal, fosse ele na plantação ou na casa-grande. As diferenças eram asseguradas por um sistema de dominação que tratava negros como objetos, negando direitos políticos e perpetrando castigos físicos. Mais de um século depois, grande parte da desigualdade permanece, mas seus significados são muito distintos”.
Adaptado de ZAMBONI, Marcio. Um modo de olhar para as diversas formas de diferença e desigualdade presentes na sociedade contemporânea, in Sociologia Especial, p.16.
No trecho, utilizado em sala de aula para incentivar o debate sobre “Diferença e Desigualdade”, o docente mostra como, nas duas situações citadas, um marcador social de diferença (ser classificado como negro) torna-se fator de produção e reprodução de desigualdades. Em seguida, caracteriza com os alunos o conceito de “marcadores sociais de desigualdade e de diferença”.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente o resultado dessa caracterização, com base no trecho, à exceção de uma.
Assinale-a.
Considere o texto (A), a imagem e a sinopse (B), para responder a essa questão.

A) Etnocentrismo é um termo criado em 1906 pelo sociólogo americano William Graham Summer (1840- 1910). Trata-se da base explicativa sociológica e antropologicamente dos preconceitos, discriminações, racismos, homofobia, sexismo e estereótipos sobre os mais variados grupos, considerados diferentes em comparação a um determinado padrão.

Fonte: OLIVEIRA. Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar da. Sociologia para jovens do século XXI.3. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio,2013, p.94).


B) Sinopse: no Filme Online Ace Ventura: um Detetive Diferente (imagem abaixo), Jim Carrey é um detetive amalucado e que conta com grande empatia de animais de estimação, é especializado em encontrá-los. A missão de Ace Ventura no filme é encontrar um golfinho, mascote de um time de futebol americano, que foi sequestrado.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa correta considerando os textos e a imagem.

“As próprias populações rurais vitimadas pelo desenvolvimento econômico excludente, que todos testemunhamos, têm procurado seu próprio rumo, têm se alçado acima da indignidade que as vitima, têm proclamado seus direitos e têm questionado os responsáveis por sua situação” (MARTINS,2001;p.31-36). A respeito dos Movimentos Sociais no Campo no Brasil assinale a alternativa que não seja um exemplo destes movimentos: