Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O trágico terremoto mencionado na notícia, ocorrido em janeiro de 2010, vitimou uma ilustre liderança brasileira, internacionalmente conhecida por sua luta contra a miséria e a desnutrição, por meio da Pastoral da Criança. Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa importante figura pública, que transformou o estado do Paraná em um símbolo mundial de luta a favor da transformação social, contra a mortalidade infantil:

Os 33 trabalhadores que, desde 5 de agosto, permanecem soterrados pelo deslizamento na mina de cobre e ouro San José, no Chile, vivem o que, no vocabulário das tragédias, chama-se uma situação-limite. Totalmente isolados do mundo até uma semana atrás, quando uma sonda perfurou os 700 metros de rocha que os separam da superfície e trouxe de volta um bilhete avisando que estavam vivos, os operários sobrevivem em situação extremamente precária.

In: Veja, 1.º/9/2010, p. 135 (com adaptações).

Com relação ao tema abordado no texto e a assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

mostrar texto associado
O terremoto de 2010 no Haiti provocou grandes danos a várias localidades da região, causando muitas mortes e deixando feridos e desabrigados. Entre os mortos estavam um diplomata e uma médica brasileiros.

TERREMOTOS POLITIZADOS

Pode-se politizar terremotos? Pode-se tentar. O “Wall Street Journal” creditou a solidez dos novos prédios de Santiago que resistiram aos tremores à prosperidade trazida ao Chile pela economia de mercado de acordo com a receita da Universidade de Chicago. (...) O “Wall Street Journal” preferiu ignorar a outra realidade mostrada pelos terremotos. (...) A desigualdade social persiste no Chile como persistiu em outros países da América Latina (...), e os chilenos viram-se desprotegidos como os haitianos.

VERÍSSIMO, L.F. O Globo, Rio de Janeiro, 07 mar. 2010. (Excertos)

O foco da crítica contida no texto acima direciona-se à política

Os 33 mineiros foram salvos em uma operação que se estendeu por 22 horas e 37 minutos depois de terem passados 69 dias presos a cerca de 700 metros de profundidade, após o acidente que os isolou no subterrâneo da mina.

(adaptado de www.estadao.com.br)

O resgate dos mineiros descrito na notícia ocorreu