Filtrar


Questões por página:
O Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) é um sistema eletrônico criado pelo Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016, que regulamenta a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, como um instrumento para auxiliar o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) na gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado.

Considere as ações a seguir.
I - Cadastrar acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado.
II - Cadastrar envio de amostra que contenha patrimônio genético para prestação de serviços no exterior.
III - Solicitar autorização de acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado e de remessa ao exterior.
IV - Solicitar credenciamento de instituições mantenedoras das coleções ex situ que contenham amostras de patrimônio genético.
V - Solicitar licença de coleta de material biológico para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas.

Quais são possibilitadas pelo SisGen?
Visualizar Questão Comentada

A evolução biológica é a mudança das características hereditárias de uma população de organismos para outra. Através desse processo as populações mudam e se diversificam ao longo do tempo. A construção da teoria evolutiva contou com a contribuição de diferentes pensadores, os quais contribuíram de maneiras diferentes, dependendo de sua época e suas influências. A sequência evolutiva das espécies no tempo que a figura a seguir mostra reflete o pensamento, em A e B, respectivamente, de

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Diogo Meyer, Charbel Niño El-Hani. Evolução: O Sentido da Biologia.

Uma das possíveis explicações para uma frequência inesperadamente alta de um gene deletério em uma população é o/a:
Ao analisar a história da vida na Terra conclui-se que houve procariotos anaeróbios que se originaram, proliferaram e declinaram quando mudou a concentração de oxigênio na atmosfera. Também se infere que os anfíbios, originaram-se dos primeiros tetrápodes que ganharam os continentes saindo do mar, dominando o ambiente terrestre até serem depostos por outros tetrápodes, como dinossauros. Por fim, mais recentemente, temos os mamíferos como vertebrados terrestres dominantes. Ao considerarmos estes eventos com mais detalhes é CORRETO afirmar que apogeu e queda destes organismos estão relacionados com as taxas de especiação e de extinção, que são influenciadas por processos em grande escala, como radiação adaptativa.

Sobre este contexto afirma-se que:

I- Houve processo evolutivo, em que uma espécie se dividiu em duas ou mais.
II- Ocorreram períodos de mudança evolutiva nos quais os grupos de organismos formaram várias espécies novas, cujas adaptações lhes permitiram preencher papeis ecológicos ou de nichos nas suas comunidades.
III- Houve organismos com rota catabólica, na qual moléculas inorgânicas, com exceção do oxigênio, recebem elétrons no final das cadeias de transporte de elétrons.

É CORRETO o que se afirma em:

O design inteligente supõe que existem estruturas biológicas que possuem complexidade irredutível, que é a ideia de que certos sistemas biológicos não podem ter evoluído de sistemas mais simples por meio de seleção natural. E, partindo desta suposição, conclui a existência de um misterioso 'designer' . [...] Quando confrontados com o fato de que a grande maioria das evidências atuais apontam para o processo evolutivo, os defensores do design inteligente contra-argumentam que basta uma prova para desbancar uma teoria.

Fonte: (Adaptado) FONSECA, C.R. Na contramão do pensamento científico. Ciência Hoje, CH358,2019.


A partir deste contexto, analise as proposições a seguir:


I- Cabe a docentes de ciências refutar a ideia do design inteligente a partir de explicações que indiquem que não há evidências de design complexidade irredutível, como por exemplo, os olhos complexos, que evoluíram de forma independente em moluscos e em humanos.


II- Em uma abordagem moderna, deve-se considerar a ideia do design inteligente como uma teoria alternativa para explicação da design diversidade biológica, que, tal como a teoria criacionista, também utiliza a ideia de um criador para explicar o surgimento das peculiaridades das espécies.


III- Uma vez que há evidências que apontam para ideias convergentes tanto com a teoria evolutiva como com a do design inteligente, podemos dizer que elas são concorrentes para a explicação das estruturas biológicas.


É CORRETO o que se afirma em: