Filtrar


Questões por página:
Ao longo dos anos, a gestão de pessoas sofreu atualizações em seus Modelos, que são caracterizados conforme descrição abaixo.
A - Departamento Pessoal
B - Gestão do comportamento humano
C - Gestão estratégica
D - Gestão articulada por competências

I - A noção de vantagem competitiva e de reengenharia impulsionam as demandas sobre a gestão de recursos humanos e suas funções de desenvolvimento mútuo.
II - Esse modelo é caracterizado pela necessidade da gestão de recursos humanos responder aos fatores internos e externos à organização.
III - Foco no controle das pessoas, buscando a máxima eficiência do desempenho.
IV -Os recursos humanos passaram a ser vistos como indivíduos detentores de necessidades e de características psicossociais que, se satisfeitas, refletiriam em engajamento e melhores resultados.

A correta correlação está descrita em
Diferentemente da abordagem funcionalista, marcada pelo desenvolvimento de procedimentos e técnicas de recrutamento e seleção, treinamento, remuneração e avaliação de desempenho, a abordagem estratégica de administração de recursos humanos caracteriza-se pela articulação entre os sistemas, as funções de gestão de pessoas e o desempenho organizacional. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.

Na abordagem funcionalista, os resultados almejados pelas organizações decorrem da estruturação de decisões no âmbito do departamento de recursos humanos e do poder de determinada unidade de implantar as soluções planejadas.

A gestão de pessoal no Brasil pode ser dividida em cinco fases evolutivas, dispostas aqui em ordem alfabética: Administrativa, Contábil, Estratégica, Legal e Tecnicista. A tabela abaixo lista estas cinco fases e cinco características relacionadas a elas.

A alternativa que apresenta a correspondência correta entre cada uma das fases e suas características é:

A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos. O princípio que rege a descentralização é assim definido: a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível. (Chiavenatto, 2000)

É desvantagem da descentralização:
A evolução na Gestão de Pessoas passa por paradigmas sobre o RH. Segundo Boog (1999, p.10), o modelo de RH “Holístico” tem como característica: