Filtrar


Questões por página:
O processo de transição do feudalismo para o capitalismo na Europa Ocidental envolveu transformações profundas nas relações de produção, na organização social e na economia urbana e rural. Sobre esse processo, assinale a alternativa correta.
Segundo Vicentino e Gianpolo (2013), “A expansão do poder e da influência europeia representa uma característica importante da modernidade: de periferia do mundo muçulmano, a Europa passa a ser um ‘construtor de periferias’, e a América Latina é a sua primeira grande experiência de dominação sobre povos e terras desconhecidos até então”. O período da expansão marítima europeia (séculos XV e XVI), além de contribuir para abrir novas rotas comerciais, também provocou profundas transformações. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.

Sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres ligados à Coroa Portuguesa). Marque a resposta correta que justifica essa afirmação.

As “Grandes Navegações” foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna começaram a ser “invadidos” pelos europeus no início da idade Moderna. A respeito dessas navegações, os livros didáticos colocam dois países europeus pioneiros nesse período. Marque a alternativa correta onde mostra esses países.

A expansão marítimo-comercial europeia dos séculos XV e XVI foi impulsionada por vários fatores, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias de navegação. Assinale corretamente a tecnologia que foi crucial para o sucesso dessas expedições.
Visualizar Questão Comentada