Filtrar


Questões por página:
A respeito de análise de modos de falhas (FMEA), análise de causa raiz de falha (RCFA), de função e métodos de manutenção, julgue o próximo item.

A manutenibilidade, que pode ser usada como uma medida parcial do sucesso de um projeto industrial, é a probabilidade de um produto ou serviço operar adequadamente e sem falhas sob as condições de projeto, durante um tempo especificado.
A respeito de análise de modos de falhas (FMEA), análise de causa raiz de falha (RCFA), de função e métodos de manutenção, julgue o próximo item.

Em manutenção, associa-se o período de mortalidade infantil a uma decrescente taxa de falhas atribuídas às deficiências iniciais do projeto e dos componentes, a uma constante taxa de falhas no período de maturidade do equipamento, e a uma crescente taxa de falhas no período de mortalidade senil. A essa tríade de taxas, dado o formato genérico da função ao longo do ciclo de vida, dá-se o nome de curva da banheira.

No que se refere à metodologia empregada em projeto e dimensionamento de componentes de máquinas, julgue o item a seguir.

Se a função de confiabilidade com base na qual foi projetado um componente de máquina for dada por



em que t é dado em horas, a probabilidade de que esse componente tenha falhado até as 3.000 horas de operação é de 50%.

O setor de informática de um órgão passou a utilizar uma impressora a laser comum. Não existe fonte de falha na operação, exceto a substituição do toner. A média é de 8.000 folhas impressas por toner e a velocidade de impressão, em qualidade normal, é de 10 folhas por minuto. Se o tempo médio de reposição de um toner for de 120 minutos, incluindo a solicitação ao almoxarifado, sua efetiva busca e entrega ao usuário, e o tempo de troca propriamente dito, então o Tempo Médio Entre Falhas — TMEF e a disponibilidade da impressora serão, desprezendo as casas decimais, respectivamente, iguais a
A Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA - Failure Mode and Effect Analysis) é uma ferramenta que busca evitar, por meio da análise das falhas potenciais e por propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Já a Análise de Modo de Falha, Efeitos e Criticidade (FMECA - Failure Mode, Effects and Criticality Analysis) indica que a análise de criticidade é também realizada. A opção de se aplicar um FMECA ao invés de FMEA está centrada: