Filtrar


Questões por página:
A adoção do modelo de "unit dose" permite rastrear a movimentação de medicamentos e aumentar a segurança no processo de administração. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O modelo de "unit dose" reduz erros de administração ao permitir a conferência entre paciente, prescrição e dose por meio de códigos de barras ou etiquetas RFID.
II. A adoção de "unit dose" elimina a necessidade de reconciliação medicamentosa, pois todo o histórico de uso hospitalar já está registrado automaticamente.
III. A conferência automatizada no modelo de "unit dose" dispensa a checagem manual do estoque e do abastecimento de dispensadores pelos farmacêuticos.

Está correto o que se afirma em:

A Atenção Farmacêutica é uma prática fundamental da Farmácia Clínica que busca atender às necessidades dos pacientes em relação aos medicamentos, promovendo o uso racional e eficaz dessas substâncias. Acerca do assunto, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.



(__) O seguimento farmacoterapêutico visa apenas a adesão do paciente ao tratamento, não envolvendo a prevenção de problemas relacionados aos medicamentos.


(__) Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM) não interferem diretamente nos resultados terapêuticos ou na qualidade de vida do paciente.


(__) A atenção farmacêutica é indispensável para a prática da Farmácia Clínica, independentemente do local onde o paciente esteja.


(__) Cerca de 30% das internações hospitalares no Brasil estão relacionadas a problemas relacionados a medicamentos (PRM).




A sequência está correta em:

Assinale a alternativa correta acerca da dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial.
A aquisição de medicamentos em instituições públicas pode ser feita por meio de licitação. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Entre esses medicamentos, incluem-se