Questões de Concurso
Filtrar
524 Questões de concurso encontradas
Página 22 de 105
Questões por página:
Questões por página:
Um paciente de 72 anos, em uso de varfarina para
fibrilação atrial, com INR estável em 2,5, inicia
concomitantemente ácido acetilsalicílico (AAS) 100
mg/dia, suplemento de ômega-3 (2 g/dia) e consumo
regular de suco de cranberry (alto teor de antioxidante).
Considerando as possíveis interações medicamentosas e o risco clínico associado, o principal risco apresentado pelo paciente é:
Considerando as possíveis interações medicamentosas e o risco clínico associado, o principal risco apresentado pelo paciente é:
Um paciente de 58 anos iniciou tratamento com um
antidepressivo tricíclico para depressão maior. Após
duas semanas de uso, passou a apresentar queixas de
boca seca intensa, constipação intestinal, dificuldade
para urinar e visão borrada, especialmente no período
noturno. Durante a avaliação farmacêutica, observou-se
que os sintomas estavam relacionados ao perfil
farmacológico do medicamento utilizado.
Os efeitos adversos apresentados pelo paciente estão associados principalmente à ação:
Os efeitos adversos apresentados pelo paciente estão associados principalmente à ação:
Um farmacêutico que atua em um núcleo hospitalar de
segurança do paciente participou da investigação de
suspeitas de reações adversas a medicamentos
notificadas ao serviço de farmacovigilância. Durante a
análise dos casos, foram discutidos diferentes métodos
de monitoramento de eventos adversos, estratégias de
vigilância ativa e algoritmos utilizados para avaliação
de causalidade entre o medicamento utilizado e o evento
clínico observado.
Considerando os princípios da farmacovigilância e a
classificação das reações adversas a medicamentos,
analise as afirmativas a seguir.
I. Um exemplo de vigilância ativa consiste na monitorização de pacientes expostos a medicamentos gatilho, mediante investigação sistemática da indicação terapêutica e ocorrência de eventos adversos.
II. Diversos métodos foram desenvolvidos para avaliar a probabilidade de relação causal entre o medicamento e o evento adverso observado, incluindo os algoritmos de Karch e Lasagna e de Naranjo et al.
III. Anafilaxia associada ao uso de Penicilina representa exemplo de reação adversa do tipo A, relacionada ao efeito farmacológico previsível do medicamento.
IV. Hemorragia decorrente do uso de Varfarina constitui exemplo de reação adversa do tipo B.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. Um exemplo de vigilância ativa consiste na monitorização de pacientes expostos a medicamentos gatilho, mediante investigação sistemática da indicação terapêutica e ocorrência de eventos adversos.
II. Diversos métodos foram desenvolvidos para avaliar a probabilidade de relação causal entre o medicamento e o evento adverso observado, incluindo os algoritmos de Karch e Lasagna e de Naranjo et al.
III. Anafilaxia associada ao uso de Penicilina representa exemplo de reação adversa do tipo A, relacionada ao efeito farmacológico previsível do medicamento.
IV. Hemorragia decorrente do uso de Varfarina constitui exemplo de reação adversa do tipo B.
Está CORRETO o que se afirma em:
Durante visita domiciliar realizada no contexto da
Estratégia Saúde da Família (ESF), o farmacêutico
acompanhou uma paciente idosa em tratamento para
depressão e dor crônica osteomuscular. Na revisão da
farmacoterapia, identificou uso contínuo de Sertralina e
Tramadol. A paciente relatou episódios recentes de tremores, sudorese intensa, inquietação, agitação
psicomotora e sensação de confusão mental, sintomas
iniciados nas últimas semanas após ajuste da medicação
analgésica. O farmacêutico suspeitou de interação
medicamentosa clinicamente relevante envolvendo
neurotransmissão serotoninérgica.
Considerando a avaliação farmacoterapêutica realizada em domicílio, os achados sugerem possível:
Considerando a avaliação farmacoterapêutica realizada em domicílio, os achados sugerem possível:
Um paciente internado em unidade de terapia intensiva
estava em uso contínuo de Heparina para prevenção de
eventos tromboembólicos. Durante monitoramento
clínico, apresentou sangramento ativo importante,
associado à administração inadvertida de dose
excessiva do medicamento. Diante da emergência, a
equipe médica solicitou ao farmacêutico informações
sobre o antídoto específico capaz de antagonizar
rapidamente o efeito anticoagulante da heparina.
Nessa situação, o acidente hemorrágico provocado por superdosagem de heparina pode ser revertido pela administração de:
Nessa situação, o acidente hemorrágico provocado por superdosagem de heparina pode ser revertido pela administração de: