Questões de Concurso
Filtrar
524 Questões de concurso encontradas
Página 81 de 105
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Pindorama - SP
Disciplina:
Farmácia
Um Farmacêutico Hospitalar recebeu uma solicitação de informação sobre a interação medicamentosa para paciente de 72 anos, em pós-operatório de cirurgia cardíaca, em uso de varfarina, amiodarona e omeprazol.
Ao analisar o perfil farmacoterapêutico, identificou que a amiodarona inibe a CYP2C9, principal via de metabolização do enantiômero S-varfarina.
Relacione os mecanismos listados a seguir às consequências clínicas esperadas.
1. Inibição de CYP2C9 pela amiodarona.
2. Associação de dois fármacos com efeito anticoagulante (interação farmacodinâmica).
3. Indução enzimática por rifampicina (hipotética, para fins de análise comparativa).
4. Deslocamento da varfarina da ligação às proteínas plasmáticas.
( ) Aumento transitório da fração livre do medicamento, com maior risco de efeitos adversos.
( ) Elevação do INR por redução do metabolismo da varfarina.
( ) Redução do efeito anticoagulante devido ao aumento do metabolismo hepático da varfarina.
( ) Potencialização do efeito anticoagulante, com aumento do risco de sangramento, mesmo sem alteração significativa das concentrações plasmáticas dos fármacos.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Ao analisar o perfil farmacoterapêutico, identificou que a amiodarona inibe a CYP2C9, principal via de metabolização do enantiômero S-varfarina.
Relacione os mecanismos listados a seguir às consequências clínicas esperadas.
1. Inibição de CYP2C9 pela amiodarona.
2. Associação de dois fármacos com efeito anticoagulante (interação farmacodinâmica).
3. Indução enzimática por rifampicina (hipotética, para fins de análise comparativa).
4. Deslocamento da varfarina da ligação às proteínas plasmáticas.
( ) Aumento transitório da fração livre do medicamento, com maior risco de efeitos adversos.
( ) Elevação do INR por redução do metabolismo da varfarina.
( ) Redução do efeito anticoagulante devido ao aumento do metabolismo hepático da varfarina.
( ) Potencialização do efeito anticoagulante, com aumento do risco de sangramento, mesmo sem alteração significativa das concentrações plasmáticas dos fármacos.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Concurso:
Prefeitura de Pindorama - SP
Disciplina:
Farmácia
Paciente do sexo masculino,55 anos, hipertenso, em uso regular de hidroclorotiazida, apresenta quadro de fadiga muscular e cãibras frequentes.
Os exames laboratoriais revelaram potássio sérico de 3,1 mEq/L (VR: 3,5 a 5,1 mEq/L). O médico decidiu adicionar espironolactona ao tratamento para corrigir o distúrbio eletrolítico.
Nesse contexto, considerando o mecanismo de transporte iônico e a ação farmacológica no néfron, assinale a afirmativa correta.
Os exames laboratoriais revelaram potássio sérico de 3,1 mEq/L (VR: 3,5 a 5,1 mEq/L). O médico decidiu adicionar espironolactona ao tratamento para corrigir o distúrbio eletrolítico.
Nesse contexto, considerando o mecanismo de transporte iônico e a ação farmacológica no néfron, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Altos - PI
Disciplina:
Farmácia
A farmacologia estuda a interação entre os fármacos e o organismo, dividindo-se em ramos que analisam processos distintos. Considerando esses conceitos básicos, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Japaratinga - AL
Disciplina:
Farmácia
Na clínica odontológica, os benzodiazepínicos são os ansiolíticos mais empregados para se obter a sedação mínima por via oral, pela eficácia, pela boa margem de segurança clínica e pela facilidade posológica.
Qual o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos?
Qual o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos?
Concurso:
Prefeitura de Araguaína - TO
Disciplina:
Farmácia
Durante campanha sobre uso seguro de antiparasitários, são discutidas características do metronidazol. Sobre esse medicamento, marque a alternativa correta.