Filtrar


Questões por página:
Paciente A.R.C., 64 anos, foi admitido na unidade de terapia intensiva devido a infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, sendo submetido à angioplastia coronariana com implante de stent farmacológico. Após estabilização clínica, recebeu prescrição contendo ácido acetilsalicílico 100 mg (0-1-0), clopidogrel 75 mg (0-1-0), atorvastatina 80 mg (0-0-1), enalapril 20 mg (1-0-1) e omeprazol 40 mg (1-0-0) para gastroproteção. Durante a revisão da farmacoterapia, o farmacêutico identificou uma interação medicamentosa.

Considerando a farmacoterapia em uso, assinale a alternativa que descreve corretamente a interação medicamentosa identificada pelo farmacêutico.
aciente A.C.M, 69 anos, foi admitido na unidade de terapia intensiva devido a edema agudo de pulmão secundário à insuficiência cardíaca descompensada. Após cinco dias de internação, passou a apresentar fraqueza muscular e episódios de extrassístoles ventriculares. Os exames laboratoriais evidenciaram: creatinina: 1,1 mg/dL (VR: até 1,2 mg/dL), sódio: 138 mEq/L (VR: entre 135 e 145 mEq/L), potássio: 2,8 mEq/L (VR: entre 3,5 e 5,1 mEq/L) e magnésio: 1,5 mg/dL (VR: entre 1,7 e 2,2 mg/dL). Durante a revisão da farmacoterapia, o farmacêutico identificou o uso de enalapril 10 mg (1-0-1), carvedilol 12,5 mg (1-0-1), espironolactona 25 mg (1-0-0), furosemida 40 mg IV (1-1-1) e atorvastatina 40 mg (0-0-1).

Com base no quadro clínico e na farmacoterapia em uso, assinale a alternativa que apresenta o medicamento mais provavelmente relacionado às alterações clínicas e laboratoriais apresentadas. 
Paciente M.E.P., 42 anos, encontra-se internada na unidade de terapia intensiva após substituição da valva aórtica por prótese mecânica devido à estenose aórtica grave. Evolui com boa recuperação pós-operatória, encontrando-se hemodinamicamente estável e sem complicações. Qual é a terapia farmacológica de primeira escolha para prevenção de eventos tromboembólicos em longo prazo nessa paciente? 
Paciente T.J.L., 65 anos, com histórico de hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 e dislipidemia, foi admitido na unidade de terapia intensiva devido à uma pneumonia grave. Após estabilização clínica, durante a reconciliação medicamentosa para alta hospitalar, observou-se que o paciente utiliza rosuvastatina 20 mg uma vez ao dia. Apesar de relatar adesão ao tratamento, apresenta LDL-colesterol de 130 mg/dL, valor acima da meta terapêutica para seu risco cardiovascular. O paciente refere mialgia bilateral leve e persistente associada ao uso da estatina, sem elevação dos níveis de creatina quinase.

Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a intervenção farmacoterapêutica correta para otimização do tratamento da dislipidemia.
Paciente J.K.L., 58 anos, com diagnóstico de hipertensão arterial e sem outras comorbidades associadas, foi admitido na unidade de terapia intensiva devido a uma emergência hipertensiva. Após estabilização clínica, durante a reconciliação medicamentosa para alta hospitalar, observou-se que o paciente permanece com níveis pressóricos acima da meta, apesar do uso regular de enalapril 20 mg duas vezes ao dia e indapamida 1,5 mg uma vez ao dia.
De acordo com as diretrizes atuais para o tratamento farmacológico da hipertensão arterial, qual medicamento o farmacêutico deve sugerir ao médico para otimização do tratamento?