Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa correta, em relação a classificação dos fármacos vasoativos de ação indireta, que tem como mecanismo, liberação de óxido nítrico e local no Endotélio.
Os fármacos que agem no Sistema Renina Angiotensina (SRA) exercem um papel de destaque no tratamento de doenças cardiovasculares. Os Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (IECA) diminuem a resistência vascular sistêmica e as pressões arteriais média, diastólica e sistólica em diversos estados hipertensivos, EXCETO quando a pressão arterial elevada proveniente de:

Em relação aos fármacos empregados no tratamento da hipertensão e seu mecanismo de ação, observe as afirmativas a seguir:

I A clortalidona e indapamida são diuréticos poupadores de K+ .

II O carvedilol é um antagonista dos receptores alfa e beta adrenérgicos.

III O aliskireno é um inibidor direto da renina.

Das afirmativas acima, apenas:

A.M.M.,68 anos, sexo masculino,78 kg, fumante, hipertenso, diagnosticado há 5 anos com insuficiência cardíaca classe funcional III (New York Heart Association, NYHA). Foi admitido na emergência devido à confusão mental, piora da dispneia, oligúria acompanhada de ganho de peso e perfil clínico-hemodinâmico “quente e úmido”. No momento, encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva com anasarca, pressão arterial de 110 x 70 mmHg e frequência cardíaca de 75 bpm. Dentre os medicamentos que devem ser prescritos para o manejo do quadro atual do paciente está:
Segundo Consenso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, “O mecanismo anti-hipertensivo dessa classe de fármacos é complexo e envolve diminuição do débito cardíaco (ação inicial), redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas. Esses medicamentos são eficazes como monoterapia, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Aqueles com atividade simpatomimética intrínseca são úteis em gestantes hipertensas e em pacientes com feocromocitoma. Constituem a primeira opção na hipertensão arterial associada a doença coronariana ou arritmias cardíacas. São úteis em pacientes com síndrome de cefaleia de origem vascular (enxaqueca).Entre as reações indesejáveis desses medicamentos destacam-se: broncoespasmo, bradicardia excessiva, distúrbios da condução atrioventricular, depressão miocárdica, vasoconstrição periférica. Podem ainda, acarretar intolerância à glicose, hipertrigliceridemia e redução do HDL-colesterol”.A classe de anti-hipertensivo inibidores adrenérgicos citada no enunciado é: