Questões de Concurso
Filtrar
61 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 13
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Farmácia
Os fármacos que agem no Sistema Renina Angiotensina (SRA) exercem um papel de destaque no tratamento de doenças cardiovasculares. Os Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (IECA) diminuem a resistência vascular sistêmica e as pressões arteriais média, diastólica e sistólica em diversos estados hipertensivos, EXCETO quando a pressão arterial elevada proveniente de:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Farmácia
Em relação aos fármacos empregados no tratamento da hipertensão e seu mecanismo de ação, observe as afirmativas a seguir:
I A clortalidona e indapamida são diuréticos poupadores de K+ .
II O carvedilol é um antagonista dos receptores alfa e beta adrenérgicos.
III O aliskireno é um inibidor direto da renina.
Das afirmativas acima, apenas:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Farmácia
A.M.M.,68 anos, sexo masculino,78 kg, fumante, hipertenso, diagnosticado há 5 anos com insuficiência cardíaca classe funcional III (New York Heart Association, NYHA). Foi admitido na emergência devido à confusão mental, piora da dispneia, oligúria acompanhada de ganho de peso e perfil clínico-hemodinâmico “quente e úmido”. No momento, encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva com anasarca, pressão arterial de 110 x 70 mmHg e frequência cardíaca de 75 bpm. Dentre os medicamentos que devem ser prescritos para o manejo do quadro atual do paciente está:
Concurso:
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Disciplina:
Farmácia
Segundo Consenso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, “O mecanismo anti-hipertensivo dessa classe de fármacos é complexo e envolve diminuição do débito cardíaco (ação inicial), redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas. Esses medicamentos são eficazes como monoterapia, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Aqueles com atividade simpatomimética intrínseca são úteis em gestantes hipertensas e em pacientes com feocromocitoma. Constituem a primeira opção na hipertensão arterial associada a doença coronariana ou arritmias cardíacas. São úteis em pacientes com síndrome de cefaleia de origem vascular (enxaqueca).Entre as reações indesejáveis desses medicamentos destacam-se: broncoespasmo, bradicardia excessiva, distúrbios da condução atrioventricular, depressão miocárdica, vasoconstrição periférica. Podem ainda, acarretar intolerância à glicose, hipertrigliceridemia e redução do HDL-colesterol”.A classe de anti-hipertensivo inibidores adrenérgicos citada no enunciado é:
Concurso:
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Disciplina:
Farmácia
Segundo Consenso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, “O mecanismo anti-hipertensivo dessa classe de fármacos está relacionado, numa primeira fase, à depleção de volume e, a seguir, à redução da resistência vascular periférica decorrente de mecanismos diversos.São eficazes como monoterapia no tratamento da hipertensão arterial, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares.Entre os efeitos indesejáveis desses anti-hipertensivos, ressalta-se fundamentalmente a hipopotassemia, por vezes acompanhada de hipomagnesemia, e a hiperuricemia. É ainda relevante o fato deles poderem provocar intolerância à glicose. Podem também promover aumento transitório dos níveis séricos de triglicerídeos, em geral dependente da dose”. A classe de anti-hipertensivo citada no enunciado é: