Filtrar


Questões por página:
O acompanhamento rotineiro do controle da coagulação em pacientes que fazem uso de anticoagulantes orais, como a varfarina, são primordiais para garantir a segurança do seu uso. Considerando as interações medicamentosas que envolvem este fármaco, assinale a alternativa incorreta.
A vitamina K é um nutriente essencial para a biossíntese normal de vários fatores necessários à coagulação sanguínea. Analise as afirmativas a seguir.
I. Baixas concentrações de vitamina K estão associadas a déficits na densidade do mineral ósseo. II. A principal manifestação da deficiência de vitamina K consiste em maior tendência ao sangramento. III. A principal manifestação da deficiência de vitamina K consiste em menor tendência ao sangramento. IV. O uso terapêutico racional da vitamina K baseiase na sua capacidade de corrigir a tendência ao sangramento ou hemorragia associada à sua deficiência.

Estão corretas as afirmativas:
A atonia uterina é uma das principais causas de hemorragia pós-parto, aumentando o risco de mortalidade materna. Um dos medicamentos utilizados é o ácido tranexâmico, que tem como mecanismo de ação a inibição da formação de:

A ação dos fármacos anti‐inflamatórios não esteroidais (AINES) é basicamente a inibição da enzima ciclooxigenase (COX).

Com relação a esses fármacos, assinale a afirmativa incorreta.

Durante estímulos de corpos estranhos ou lesões, citocinas pró-inflamatórias intensificam a produção de prostaglandinas e COX-2.

Etanercepte, Infliximab e o Adalimumab são utilizados no tratamento da Artrite Reumatoide, por serem antagonistas de uma das principais citocinas pró-inflamatórias envolvidas na ativação dessas enzimas. A explicação acima, trata-se de qual citocina?