Questões de Concurso
Filtrar
354 Questões de concurso encontradas
Página 27 de 71
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Silveira Martins - RS
Disciplina:
Farmácia
Os bloqueadores neuromusculares são
fármacos utilizados principalmente para produzir
relaxamento da musculatura esquelética durante
procedimentos anestésicos. Seus efeitos resultam da
interferência na transmissão neuromuscular, sendo
fundamental diferenciar os mecanismos dos agentes
despolarizantes e não despolarizantes. Considerando os
mecanismos farmacológicos dos bloqueadores
neuromusculares, assinale a alternativa CORRETA.
Paciente com esquizofrenia resistente em uso de clozapina há
6 meses realiza exames de controle. O resultado do hemograma
revela contagem de neutrófilos de 1200/mm³.
A conduta imediata correta, de acordo com o protocolo de monitoramento, é
A conduta imediata correta, de acordo com o protocolo de monitoramento, é
Em relação aos antipsicóticos, avalie se as afirmativas a seguir
estão corretas.
I. Antipsicóticos típicos atuam principalmente como antagonistas dos receptores dopaminérgicos D2, com alta afinidade e ocupação > 60%.
II. O uso de antipsicóticos típicos está associado a menor risco de efeitos extrapiramidais quando comparado aos atípicos.
III. Antipsicóticos atípicos, como a clozapina, têm maior afinidade pelos receptores 5-HT2A do que pelos D2, resultando em menor risco de sintomas extrapiramidais.
Está correto o que se afirma em
I. Antipsicóticos típicos atuam principalmente como antagonistas dos receptores dopaminérgicos D2, com alta afinidade e ocupação > 60%.
II. O uso de antipsicóticos típicos está associado a menor risco de efeitos extrapiramidais quando comparado aos atípicos.
III. Antipsicóticos atípicos, como a clozapina, têm maior afinidade pelos receptores 5-HT2A do que pelos D2, resultando em menor risco de sintomas extrapiramidais.
Está correto o que se afirma em
Lactante, com bebê em aleitamento materno exclusivo, em
função de alto risco à criança, não deve fazer uso, nesse
momento, de
Escolar de 8 anos, inicia tratamento para epilepsia com
fenobarbital e após 4 semanas apresenta febre, exantema
maculopapular difuso, edema facial e linfadenopatia
generalizada. O hemograma evidencia apenas eosinofilia e há
elevação das transaminases e da creatinina sérica.
Diante do quadro em questão, a principal hipótese diagnóstica é:
Diante do quadro em questão, a principal hipótese diagnóstica é: