Questões de Concurso
Filtrar
354 Questões de concurso encontradas
Página 47 de 71
Questões por página:
Questões por página:
Paciente D.O.R., 67 anos, internado na unidade de terapia
intensiva por pneumonia associada à ventilação mecânica, em
uso de cefepima, linezolida, dexmedetomidina, furosemida,
insulina regular e fluoxetina. Evolui com febre, agitação, diaforese intensa, tremores, hiperreflexia e clônus em membros
inferiores, quadro compatível com síndrome serotoninérgica.
Diante do exposto, o farmacêutico suspeita de interação medicamentosa como causa do quadro clínico.
Assinale a alternativa que apresenta a interação identificada.
Assinale a alternativa que apresenta a interação identificada.
Paciente H.J., 72 anos, encontra-se internado na unidade
de terapia intensiva devido à pneumonia grave adquirida na
comunidade, evoluindo com insuficiência respiratória aguda
e necessidade de ventilação mecânica invasiva. O paciente
encontra-se em uso de meropenem, polimixina B, dexmedetomidina, enoxaparina e omeprazol. Após quatro dias de internação, evoluiu com frequência cardíaca de 42 bpm e pressão
arterial de 85/50 mmHg. Os exames laboratoriais não demonstram alterações eletrolíticas significativas e não há evidências
de piora do quadro infeccioso. Considerando a farmacoterapia
em uso e a reação adversa apresentada, qual medicamento é o
mais provavelmente responsável pela hipotensão e bradicardia
observadas?
Paciente H.J.K., 68 anos, encontra-se internado na unidade
de terapia intensiva em ventilação mecânica invasiva devido
a pneumonia grave. Está em uso de sedação contínua com
midazolam há 72 horas. Durante a avaliação farmacêutica,
observam-se hipertensão arterial, taquicardia, assincronia
com o ventilador e aumento do escore comportamental de
dor, apesar de sedação em nível adequado, e ausência de
sinais de delirium no momento da avaliação. Diante desse
quadro, o farmacêutico clínico identifica um problema relacionado à farmacoterapia e discute a melhor estratégia de
otimização terapêutica com a equipe multiprofissional.
Assinale a alternativa que apresenta a intervenção farmacêutica mais adequada.
Assinale a alternativa que apresenta a intervenção farmacêutica mais adequada.
Durante a reconciliação medicamentosa de um paciente
internado em uma unidade de terapia intensiva, o farmacêutico identifica que ele recebeu recentemente o diagnóstico de
doença de Alzheimer em fase leve e ainda não iniciou tratamento farmacológico específico. Após estabilização clínica, a
equipe multiprofissional discute a instituição da terapia farmacológica para a doença de Alzheimer.
Considerando as recomendações atuais, assinale a alternativa que apresenta a terapia farmacológica de primeira linha para esse paciente.
Considerando as recomendações atuais, assinale a alternativa que apresenta a terapia farmacológica de primeira linha para esse paciente.
Concurso:
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Disciplina:
Farmácia
Os benzodiazepínicos são fármacos de ação central,
utilizados para tratar casos de ansiedade e insônia.
Sobre esses medicamentos, assinale a alternativa
CORRETA: