Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Ao definir estratégia farmacológica para cessação do tabagismo, deve-se considerar o histórico individual do paciente, além do grau de dependência em relação à nicotina. Considerando o histórico de IAM recente, com episódios de angina, ainda em estágio de compensação da função cardíaca, qual estratégia dentre as opções a seguir estaria contra indicada para Ângela?
mostrar texto associado
Após a definição do diagnóstico de DM2, optou-se por introduzir Metformina 850 mg três vezes ao dia. Após 4 semanas de uso da medicação, Carlos retorna com algumas queixas que acredita estarem relacionadas ao uso da medicação. Entre as opções a seguir, qual efeito colateral não está classicamente associado ao uso de metformina?
Termo que se refere às respostas particulares e únicas de um paciente a um medicamento ou a um estímulo externo. Na homeopatia, esse conceito é importante porque um mesmo medicamento pode provocar reações diferentes em pacientes diferentes. Essas respostas peculiares podem ser relacionadas à constituição física, emocional e psicológica do paciente, que deve ser considerada ao escolher o remédio homeopático mais adequado. Essa definição corresponde à:
Em relação às abordagens terapêuticas em homeopatia, considere as seguintes afirmações.

I. O unicismo defende a escolha de um único medicamento que seja capaz de tratar o paciente de forma holística, considerando suas dimensões físicas, emocionais e mentais, com base na totalidade dos sintomas.
II. O pluralismo envolve a utilização de múltiplos medicamentos simultaneamente, de acordo com a variedade de sintomas apresentados pelo paciente, sem considerar a necessidade de um remédio único.
III. A isopatia utiliza medicamentos derivados de substâncias que causaram a doença no paciente, visando tratar condições através da mesma substância que gerou o quadro patológico.
IV. A enentiopatia é a prática de tratamento com medicamentos que causam efeitos opostos aos sintomas apresentados, utilizando substâncias que geram reações antagônicas no organismo.

Qual das alternativas abaixo está corretamente relacionada aos princípios homeopáticos?
Quanto maior a segurança, em relação a similitude do medicamento selecionado para terapêutica, mais alta deve ser a potência do mesmo. Ainda que o simillimum seja capaz de atuar em qualquer potência, a cura se processará de um modo melhor se for utilizado em potência elevada. Já um medicamento similar atuará apenas em uma ou duas potências, e logo os sintomas mudarão, indicando a necessidade de mudança do medicamento. Essa filosofia refere-se a qual médico?