Filtrar


Questões por página:
Diversos fármacos podem ser utilizados na doença de Parkinson.Aponte, entre as opções abaixo, aquela que consiste em um inibidor da monoamino-oxidase B (MAO-B), com possível efeito neuroprotetor.
Em relação ao tratamento da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA), sabe-se que os antirretrovirais estão associados a diversos efeitos adversos. Aponte, entre os fármacos abaixo, aquele mais frequentemente associado à pancreatite aguda e à neuropatia periférica.
Recentemente, foramdesenvolvidos novos fármacos para o tratamento de Diabetes mellitus . Os inibidores da dipeptidil-peptidase IV (DPP IV) promovem o aumento do nível de GLP-1, com aumento da secreção de insulina e redução do glucagon. Trata-se de umfármaco dessa classe medicamentosa:
Idoso de 76 anos, portador de neoplasia maligna de próstata, com metástases ósseas difusas, atualmente em tratamento com goserelina, é admitido por dor lombar e paresia de membros inferiores, dificultando a deambulação. Diante da hipótese de síndrome de compressão medular, o fármaco que deve ser prontamente iniciado é:
Com relação aos mecanismos farmacológicos de ação dos antibióticos, julgue o próximo item.

Os antibióticos do grupo dos beta-lactâmicos atuam inibindo o crescimento de bactérias sensíveis por meio da inativação de enzimas localizadas na parede celular bacteriana, envolvendo a terceira fase de síntese dessa parede (que envolve a ligação cruzada das cadeias de peptidoglicanos).