Filtrar


Questões por página:
O emprego dos antibióticos na clínica odontológica está indicado em diversas situações clínicas. O sucesso do tratamento é determinado essencialmente pela eficácia do antibiótico contra os microrganismos responsáveis pela infecção e por seus parâmetros farmacocinéticos. Com base nesse contexto, associe corretamente os antibióticos utilizados na odontologia às suas respectivas características:

1- Cefalosporina 2- Clindamicina 3- Eritromicina 4- Metronidazol

( ) Antibiótico bacteriostático da família dos macrolídeos, tem sido restrito para uso odontológico devido a vários relatos de resistência bacteriana por parte de algumas cepas de estreptococos. Ainda é empregada no tratamento de infecções bacterianas leves a moderadas, em fase inicial, apenas como alternativa para pacientes alérgicos às penicilinas, mas nunca como a primeira escolha.
( ) É extremamente eficaz contra os bacilos anaeróbios gram-negativos, sendo de muita utilidade no tratamento de infecções bacterianas agudas como as pericoronarites, os abscessos periapicais e a gengivite ulcerativa necrosante.
( ) Não devem ser consideradas como a primeira escolha no tratamento das infecções odontológicas, em nível ambulatorial. Apesar de apresentarem um espectro de ação biológica ligeiramente maior do que as penicilinas, o mesmo não coincide com as bactérias predominantemente isoladas na maioria das infecções bucais.
( ) Antibiótico pertencente à classe das lincosamidas e atua no organismo bloqueando a produção de proteínas pelas bactérias. Geralmente é selecionada para o tratamento de infecções mais avançadas na clínica odontológica. Seu emprego deve ser criterioso por se constituir muitas vezes na primeira alternativa de escolha aos alérgicos às penicilinas.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da associação de cima para baixo:
Visualizar Questão Comentada
Sobre os principais anestésicos locais de uso odontológico analise o contexto a seguir: Anestésico bastante usado na Odontologia tem potencial de toxicidade duas vezes maior que a lidocaína, tem sua ação entre 1,5 a 2 minutos. A dose máxima é 6,6 mg/Kg, não excedendo 400 mg ou 11 tubetes anestésicos. Na Odontologia, sua adequada eficácia se dá na concentração de 2% com vasoconstritor e de 3% sem vasoconstritor. É CORRETO afirmar que o contexto acima descreve a:
Visualizar Questão Comentada
Usar vasoconstritor com cautela − menor dose possível, é uma recomendação dada por Malamed (2013), frente à anestesia odontológica, para pacientes sob uso dos seguintes medicamentos, exceto:
Visualizar Questão Comentada

Leia o caso a seguir.

Ao iniciar seu plantão em uma unidade de pronto atendimento (UPA), um cirurgião-dentista recebe a informação da farmacêutica da unidade que as únicas medicações disponíveis são hidrocortisona, metadona, paracetamol e tenoxicam. Para um caso de paciente com dor severa, resolve prescrever um analgésico opioide.


Nesse caso, qual é a medicação que deverá ser prescrita?

Visualizar Questão Comentada
Medicamentos classificados como benzodiazepínicos são completamente contraindicados para pacientes
Visualizar Questão Comentada