Filtrar


Questões por página:
O medicamento a seguir que NUNCA deve ser administrado por via subcutânea é o(a):
Em um cão com ulceração gastroduodenal, pode-se obter o efeito antiácido e antiemético com os seguintes fármacos, respectivamente:

[...]

Um determinado fármaco é contraindicado a gatos, por provocar intoxicação grave com risco de morte devido a baixos níveis de glicuroniltransferase, enzima responsável pela etapa final da metabolização do fármaco, resultando em deficiência na glicuronidação e provocando rápida saturação da via de sulfatação, gerando quantidade elevada do metabólito tóxico reativo, o N-acetil-pbenzoquinona. Este metabólito é inativado pela conjugação com a glutationa hepática e eritrocitário, havendo rápida depleção das reservas da glutationa. Por isso, os metabólitos tóxicos reativos se acumulam, causando lesão oxidativa hepatocelular e à hemoglobina, provocando metemoglobinemia e formação de corpúsculo de Heinz. Os sinais clínicos principais são cianose severa; depressão, icterícia, edema de face e membros, taquipneia, dispneia entre outros.

(DORIGON et al.,2013, SANT’ANA,2009).


Que fármaco é este?

Um felino foi apresentado para consulta com sinais de intoxicação após o proprietário ter administrado paracetamol. Nesse caso, o antídoto de escolha é
Fármacos muito usados na rotina do clinico de pequenos animais são os antiparasitários. São importantes para garantir a saúde do animal e de seu dono, pois alguns parasitas são transmitidos aos seres humanos. A respeito de produtos antiparasitários de uso veterinário, assinale a opção CORRETA.