Filtrar


Questões por página:
Os instrumentos comuns para medida de volume em farmácias podem ser os mais variados em relação à forma, ao material e à dimensão. Para medidas de pequeno volume de material líquido de baixa viscosidade a ser utilizado no preparo de um medicamento numa farmácia de manipulação, o instrumento ideal para esse procedimento é:
Assinale a alternativa correta, que é muito pouco absorvida quando administrada oralmente, e essa via é usada apenas para o tratamento das infecções fúngicas do trato gastrintestinal superior. Pode ser utilizada topicamente, mas, no caso das infecções sistêmicas, é, em geral, administrada por meio da formulação em lipossomas, ou outras preparações que contenham lipídios, por infusão intravenosa lenta. Isso melhora a farmacocinética e reduz o peso (considerável) dos efeitos adversos.

Julgue o item subsequente.


É importante diferenciar entre “taxa e amplitude de absorção do fármaco” e a “quantidade dele que finalmente chega à circulação sistêmica”. A quantidade da substância que chega à circulação sistêmica depende não apenas da dose administrada, mas também da fração da dose absorvida que escapa de qualquer eliminação durante a primeira passagem. Essa fração corresponde à biodisponibilidade do fármaco.

Julgue o item subsequente.


Tamisação é a separação granulométrica dos pós. O grau de divisão é relacionado à malha do Tamis, uma peneira granulométrica constituída por malhas de diferentes aberturas. O número do Tamis é diretamente proporcional ao diâmetro das aberturas da peneira.

Julgue o item subsequente.


Nas farmácias magistrais, não é recomendado trabalhar com soluções estoque ou triturações, pois isso facilita a deterioração do produto ativo, inviabilizando seu efeito farmacológico, podendo gerar descredibilidade na manipulação.