Filtrar


Questões por página:
As reações adversas a medicamentos são causas significativas de hospitalização, de aumento de permanência hospitalar e, até mesmo, de óbito. Segundo a Organização Mundial da Saúde, são definidas como qualquer efeito prejudicial ou indesejável, não intencional, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma enfermidade.

Em relação às reações adversas a medicamentos é correto afirmar:
A principal limitação dos sistemas de farmacovigilância baseados na notificação espontânea de eventos adversos é
Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) têm por objetivo o fornecimento de informação atual, imparcial e isenta sobre medicamentos a profissionais de saúde e usuários de medicamentos, visando ao seu uso racional.

É correto afirmar que NÃO faz parte de suas atribuições
Durante a gravidez, a mãe e o feto formam uma unidade funcional inseparável. Quase todos os fármacos, quando administrados em dose adequada à gestante, são capazes de atravessar a placenta em alguma extensão. O risco que os fármacos representam para o feto pode ser expresso com base na classificação da agência reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA).

Sobre essa classificação, é correto afirmar que
A maioria das mortes no período neonatal ocorre com recém-nascidos de muito baixo peso. Um estudo realizado no Rio de Janeiro com uma população de 487 recém-nascidos, publicado em 2005, indica o uso de corticosteroide antenatal e de nutrição parenteral total como fatores associados à diminuição do risco. Pode-se afirmar, sobre esse tema, que