Filtrar


Questões por página:
Durante uma visita domiciliar, um morador informou ao Agente Comunitário de Saúde que costuma utilizar medicamentos indicados por vizinhos sempre que apresenta sintomas semelhantes aos de doenças anteriores. O ACS explicou os riscos dessa prática e reforçou a importância da orientação profissional para o uso seguro dos medicamentos. Com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.
A farmacovigilância e os estudos de utilização de medicamentos (EUM) são ferramentas complementares para a avaliação do perfil de segurança e do padrão de uso de medicamentos na população. Sobre a relação entre essas áreas, assinale a alternativa CORRETA: 
Um hospital público de médio porte implementou um sistema de farmacovigilância ativa em sua unidade de terapia intensiva (UTI). Durante os primeiros seis meses de monitoramento, a equipe identificou um aumento significativo na incidência de lesão renal aguda em pacientes idosos que estavam utilizando uma associação de medicamentos para tratamento de infecções respiratórias. Paralelamente, um estudo de utilização de medicamentos (EUM) conduzido no mesmo período revelou que: - A associação era prescrita em 80% dos casos para pacientes com mais de 65 anos; - Em 60% das prescrições, a dose de um dos fármacos estava acima da recomendada para a faixa etária; - O esquema terapêutico não constava em nenhum protocolo clínico institucional. Diante desse cenário, a comissão de farmácia e terapêutica do hospital decidiu investigar a situação. Sobre a articulação entre os achados da farmacovigilância e do EUM nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
 Paciente do sexo masculino, 74 anos, portador de fibrilação atrial crônica, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2, faz uso regular de varfarina, losartana 50 mg/dia, metformina 850 mg duas vezes ao dia e sinvastatina 20 mg à noite. Procurou atendimento médico por infecção do trato urinário, sendo prescrito sulfametoxazol + trimetoprima (800 mg/160 mg), um comprimido a cada 12 horas por sete dias. Cinco dias após o início do tratamento, apresentou epistaxe, equimoses espontâneas e INR igual a 5,8. A equipe farmacêutica foi acionada para avaliar o caso. Diante dessa situação clínica, assinale a alternativa CORRETA: 
Em 1968, iniciou-se o Programa OMS de Vigilância Internacional de Medicamentos, com o objetivo de acumular e organizar os dados existentes em todo o mundo sobre Reações Adversas a Medicamentos (RAMs), cuja definição é ser uma reação nociva e não-intencional, que ocorre em doses normalmente usadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas. Elas podem ser classificadas quanto ao seu mecanismo de ação, frequência, gravidade ou causalidade. No entanto, convencionalmente estão classificadas em seis tipos. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo a qual a RAM se deve a uma resposta imprevisível: