Filtrar


Questões por página:

As reações adversas a drogas podem ser classificadas de diferentes formas, de acordo com seus mecanismos e características. Entre elas, destacam-se as reações idiossincráticas, que possuem grande relevância em toxicologia clínica e farmacologia.


Sobre as reações idiossincráticas, assinale a alternativa correta.

Em um hospital, ocorreram diversos eventos adversos relacionados a medicamentos, incluindo erros de prescrição e administração. Considerando o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos (Portaria nº 2.095/2013), assinale a conduta mais adequada do farmacêutico para minimizar esses eventos.
Um paciente em tratamento com aminoglicosídeos desenvolveu zumbido progressivo e perda auditiva parcial. Em relação a essa situação, assinale a alternativa correta.
Durante a análise de farmacovigilância em um hospital, um paciente relatou quadro de tosse seca persistente após início de tratamento com Inibidor da Enzima Conversora da Angiotensina (IECA). Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.
Um paciente de 55 anos, com histórico de hipertensão e diabetes mellitus tipo 2, foi diagnosticado com uma infecção bacteriana no trato urinário e prescrito ciprofloxacino 500mg, duas vezes ao dia. Após cinco dias de uso, o paciente apresenta queixa de dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e uma sensação de queimação ao urinar. Além disso, notou que suas fezes estavam mais líquidas e com coloração esbranquiçada. O médico, ao investigar, identifica sinais de hepatotoxicidade. Qual dos seguintes efeitos adversos é mais provável devido ao uso de ciprofloxacino nesse paciente?