Questões de Concurso
Filtrar
626 Questões de concurso encontradas
Página 75 de 126
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Pindorama - SP
Disciplina:
Farmácia
Em uma unidade de oncologia, durante a lavagem de cateter venoso central antes da quimioterapia, dois profissionais identificaram microvazamento na conexão entre a seringa pré-preenchida de solução salina e o conector sem agulha.
Os episódios ocorreram em pacientes diferentes, em turnos distintos, com conectores do mesmo lote e dentro da validade. Foram usadas seringas compatíveis e a técnica de conexão foi revisada. Em ambos os casos, a troca do conector por unidade de outro lote eliminou o vazamento. Não houve dano ao paciente e os conectores usados e suas embalagens estão disponíveis.
Considerando a investigação de suspeita de queixa técnica de produto para saúde, assinale a opção que indica a conduta mais apropriada.
Os episódios ocorreram em pacientes diferentes, em turnos distintos, com conectores do mesmo lote e dentro da validade. Foram usadas seringas compatíveis e a técnica de conexão foi revisada. Em ambos os casos, a troca do conector por unidade de outro lote eliminou o vazamento. Não houve dano ao paciente e os conectores usados e suas embalagens estão disponíveis.
Considerando a investigação de suspeita de queixa técnica de produto para saúde, assinale a opção que indica a conduta mais apropriada.
Concurso:
Prefeitura de Pindorama - SP
Disciplina:
Farmácia
Um homem de 72 anos, com antecedente de síndrome coronariana aguda há um mês, Diabetes Mellitus tipo 2 e doença renal crônica em estágio G3a, apresenta taxa de filtração glomerular estimada de 46 mL/min/1,73 m². Possui hipotireoidismo compensado, com TSH dentro da faixa de referência, e não apresenta doença hepática ativa.
Na alta hospitalar, foi prescrito sinvastatina 40 mg/dia. Sete dias antes da consulta atual, iniciou claritromicina 500 mg a cada 12 horas para tratamento de pneumonia adquirida na comunidade. No quinto dia de uso do antibiótico, passou a relatar mialgia simétrica em membros inferiores e fraqueza proximal. A creatinoquinase (CK) foi de 2.600 U/L, sendo o limite superior de normalidade de 200 U/L. A função renal permaneceu no valor basal e o paciente negou trauma ou exercício físico intenso recente.
Sobre o caso apresentado, assinale a opção que indica a conduta farmacoterapêutica mais apropriada.
Na alta hospitalar, foi prescrito sinvastatina 40 mg/dia. Sete dias antes da consulta atual, iniciou claritromicina 500 mg a cada 12 horas para tratamento de pneumonia adquirida na comunidade. No quinto dia de uso do antibiótico, passou a relatar mialgia simétrica em membros inferiores e fraqueza proximal. A creatinoquinase (CK) foi de 2.600 U/L, sendo o limite superior de normalidade de 200 U/L. A função renal permaneceu no valor basal e o paciente negou trauma ou exercício físico intenso recente.
Sobre o caso apresentado, assinale a opção que indica a conduta farmacoterapêutica mais apropriada.
Concurso:
Prefeitura de Pindorama - SP
Disciplina:
Farmácia
Após a incorporação de um medicamento X em uma rede hospitalar, o núcleo de farmacovigilância recebeu, em três meses, 12 notificações espontâneas de elevação importante de enzimas hepáticas em pacientes expostos ao produto, incluindo cinco casos que demandaram internação. Até o momento, não foi estabelecida relação causal definitiva entre o medicamento e os eventos.
Diante da situação, o serviço propõe revisar os casos notificados, consultar dados de prontuários eletrônicos e acompanhar prospectivamente todos os pacientes que iniciarem o medicamento X nos meses seguintes, com coleta padronizada de dados clínicos e laboratoriais.
Sobre o caso apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Diante da identificação de uma possível associação entre o medicamento X e hepatotoxicidade, é apropriado integrar notificações espontâneas com estratégias de vigilância ativa para avaliar o sinal de segurança e subsidiar medidas proporcionais de comunicação de risco.
II. As notificações espontâneas constituem estratégia de farmacovigilância passiva, útil para gerar hipóteses e identificar eventos raros ou inesperados, mas apresentam limitações para estimar frequência e estabelecer causalidade.
III. O acompanhamento prospectivo e sistemático de pacientes expostos ao medicamento X caracteriza farmacovigilância ativa e pode fornecer dados mais completos para avaliação do sinal, que não representa, isoladamente, confirmação de relação causal.
Está correto o que se afirma em
Diante da situação, o serviço propõe revisar os casos notificados, consultar dados de prontuários eletrônicos e acompanhar prospectivamente todos os pacientes que iniciarem o medicamento X nos meses seguintes, com coleta padronizada de dados clínicos e laboratoriais.
Sobre o caso apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Diante da identificação de uma possível associação entre o medicamento X e hepatotoxicidade, é apropriado integrar notificações espontâneas com estratégias de vigilância ativa para avaliar o sinal de segurança e subsidiar medidas proporcionais de comunicação de risco.
II. As notificações espontâneas constituem estratégia de farmacovigilância passiva, útil para gerar hipóteses e identificar eventos raros ou inesperados, mas apresentam limitações para estimar frequência e estabelecer causalidade.
III. O acompanhamento prospectivo e sistemático de pacientes expostos ao medicamento X caracteriza farmacovigilância ativa e pode fornecer dados mais completos para avaliação do sinal, que não representa, isoladamente, confirmação de relação causal.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Pindorama - SP
Disciplina:
Farmácia
Durante a conciliação medicamentosa de uma mulher de 39 anos, a paciente informou ser alérgica à amoxicilina e ao ibuprofeno.
Ao detalhar o relato, referiu que, durante o uso de amoxicilina há quatro anos, apresentou náuseas e três episódios de diarreia no segundo dia de tratamento, sem urticária, prurido, edema, dispneia, hipotensão ou necessidade de atendimento de urgência.
Em relação ao ibuprofeno, relatou que, cerca de 30 minutos após ingerir um comprimido para dor odontológica, apresentou urticária disseminada, edema labial e sibilância, sendo atendida em unidade de emergência. Negou nova exposição ao medicamento após esse episódio.
Considerando a entrevista farmacêutica, a classificação das reações e o registro necessário para segurança do paciente, assinale a opção que apresenta a conduta correta.
Ao detalhar o relato, referiu que, durante o uso de amoxicilina há quatro anos, apresentou náuseas e três episódios de diarreia no segundo dia de tratamento, sem urticária, prurido, edema, dispneia, hipotensão ou necessidade de atendimento de urgência.
Em relação ao ibuprofeno, relatou que, cerca de 30 minutos após ingerir um comprimido para dor odontológica, apresentou urticária disseminada, edema labial e sibilância, sendo atendida em unidade de emergência. Negou nova exposição ao medicamento após esse episódio.
Considerando a entrevista farmacêutica, a classificação das reações e o registro necessário para segurança do paciente, assinale a opção que apresenta a conduta correta.
Concurso:
Prefeitura de Pindorama - SP
Disciplina:
Farmácia
Uma mulher de 34 anos iniciou amoxicilina 500 mg por via oral, a cada 8 horas, para tratamento de sinusite bacteriana. No terceiro dia de tratamento, apresentou exantema maculopapular disseminado e prurido. Negou febre, lesões em mucosas, edema facial, dispneia, hipotensão ou necessidade de atendimento de urgência.
A paciente não utilizou outros medicamentos, não tinha histórico prévio de reação à amoxicilina e recebeu dose compatível com a prescrição. Após a avaliação médica, o antibiótico foi suspenso, com regressão completa das lesões em 48 horas.
Considerando a notificação de suspeita de reação adversa a medicamento, a avaliação de causalidade, gravidade e evitabilidade, assinale a opção que apresenta a conduta farmacêutica mais apropriada.
A paciente não utilizou outros medicamentos, não tinha histórico prévio de reação à amoxicilina e recebeu dose compatível com a prescrição. Após a avaliação médica, o antibiótico foi suspenso, com regressão completa das lesões em 48 horas.
Considerando a notificação de suspeita de reação adversa a medicamento, a avaliação de causalidade, gravidade e evitabilidade, assinale a opção que apresenta a conduta farmacêutica mais apropriada.