Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O uso contínuo de medicamento que contenha dexametasona favorece o aumento da quantidade de osteoblastos.
mostrar texto associado
Os fármacos inibidores seletivos da COX‐2 possuem potencial para aumentar o risco de infarto do miocárdio.

Julgue o item subsequente.


Cabe à vigilância sanitária promover ações voltadas à avaliação da qualidade de produtos farmacêuticos disponíveis no mercado, na ocorrência de suspeita ou denúncia de adulteração, falsificação, alteração em características físico-químicas ou falhas terapêuticas. Os laboratórios oficiais são partes fundamentais no processo de elucidação das ocorrências, contribuindo com as ações de proteção à saúde pública e oferecendo subsídios para a regulação no âmbito sanitário. Afinal, retirar produtos do mercado que são carentes de eficácia e segurança é também contribuir com a promoção do uso racional de medicamentos.

Julgue o item subsequente.


De acordo com a Portaria MS/SNVS nº272, de 8 de abril de 1998, a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional deve ser constituída obrigatoriamente de, pelo menos, um profissional farmacêutico e nutricionista, habilitados e com treinamento específico para esta prática. É restrita ao farmacêutico a avaliação da prescrição da nutrição parenteral, excluindo a manipulação, controle de qualidade, conservação e transporte da nutrição parenteral que cabe apenas ao profissional nutricionista.

As notificações de reações adversas a medicamentos precisam ser avaliadas em relação a diversos parâmetros, dentre eles, a casualidade. Quando há ocorrência de um evento clínico que “pode incluir anormalidade em exame de laboratório, com tempo de sequência razoável da administração do medicamento, mas que também poderia ser explicado por doença concomitante, outros medicamentos ou substâncias químicas e não há informações claras sobre a retirada do medicamento”, trata-se de uma categoria de casualidade