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A figura abaixo apresenta categorias acerca das noções de discentes sobre a forma e gravidade da Terra.


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: PANZERA, A. C.; THOMAZ, S. P. Fundamentos de astronomia: uma abordagem prática para o ensino fundamental. Edição experimental. Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) e Faculdade de Educação (FaE), UFMG,1995.


A partir deste contexto, analise as afirmações abaixo:


I- Quanto mais à direita da figura, mais próxima a visão discente está do conhecimento científico.


II- A noção 1 apresenta a Terra como plana e objetos caindo “para baixo”, ao solo.


III- A noção 3 apresenta a Terra esférica em que o céu circunda todo o planeta com o campo gravitacional adequado, na direção “para baixo”.


IV- Na noção 4, a Terra é usada como marco de referência para as direções “em cima” e “embaixo”, porém, não o seu centro.


É CORRETO o que se afirma em:

Em relação aos conceitos de calor e de temperatura, a literatura da área de ensino de ciências afirma que trabalhar essa diferenciação implica, antes de tudo, no conhecimento pelo professor das concepções prévias apresentadas pelos estudantes e da concepção científica em relação a estes conceitos.


A partir deste contexto, analise as concepções discentes abaixo.


I- Calor é uma substância.


II- Calor é dependente da temperatura.


III- Calor é inerente aos corpos quentes.


IV- Temperatura é uma característica do material.


V- Calor é a energia transmitida espontaneamente entre corpos que se encontram em diferentes temperaturas.


São concepções discentes distantes do conhecimento científico o que se afirma apenas em:

As fontes de energia não renováveis utilizam reservas naturais limitadas, com lentos processos de formação e curta existência em comparação com o rápido consumo pelo ser humano. Um recurso energético não renovável pode ser proveniente:
A energia eólica tem como sua principal fonte, para gerar eletricidade, a energia:
Nosso cérebro depende da temperatura da luz emitida e da forma como são absorvidas e refletidas em determinadas superfícies para que perceba as cores. Os olhos captam as ondas eletromagnéticas refletidas e, dependendo do comprimento das ondas, enxergam-se cores diferentes.
Alguns estudos, como a psicodinâmica das cores, relacionam as cores a certas sensações e, por isso, atribui-se significados específicos para cada cor.
Com relação a esses estudos e às sensações que as cores podem despertar, analise as afirmativas a seguir.

I. Cores como o laranja, vermelho e roxo são chamadas de cores quentes e caracterizam-se pela transmissão de alegria e luz; cores como verde, amarelo e azul são chamadas de cores frias e caracterizam-se por serem menos vibrantes, porém melancólicas e mais calmas. II. O cinza, o branco e o preto, formam as cores neutras. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons de cinza são a mistura do branco com o preto. III. A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade, limpeza, água e produtividade. Em tons escuros transmite segurança, confiança, sucesso e poder.

Está correto o que se afirma em