Filtrar


Questões por página:
O magnésio é um mineral essencial ao organismo humano, envolvido em diversas reações metabólicas. Em relação aos aspectos fisiológicos do magnésio — incluindo digestão, absorção e metabolismo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A compartimentalização, a concentração e a homeostase do magnésio, como outros minerais no organismo, dependem basicamente do equilíbrio entre a quantidade ingerida e a excretada.

(__) A absorção de magnésio ocorre principalmente no intestino grosso (jejuno e íleo), sendo que o cólon também participa desse processo em situações especiais.

(__) A absorção intestinal de magnésio não está relacionada com a quantidade ingerida, não sendo influenciada pela matriz alimentar.
Fonte: Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença / Silvia Maria Franciscato Cozzolino, Cristiane Cominetti . -- Barueri, SP : Manole,2013.

A sequência está correta em
Visualizar Questão Comentada
Biodisponibilidade é quando o nutriente ingerido tem potencial para atender as demandas fisiológicas em tecidos alvos. E existem fatores que interferem, diretamente, no alimento que afetam a biodisponibilidade dos nutrientes. São eles, exceto:

O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. A baixa ingestão, absorção deficiente de ferro, dietas com baixa biodisponibilidade, especialmente nos períodos com requerimentos elevados do nutriente (crescimento e gestação) são os principais fatores das causas da anemia.


Desse modo, a absorção do ferro é aumentada na presença de:

O peptídeo semelhante ao hormônio glucagon 1 (GLP-1) possui sua liberação nas células L do intestino delgado e cólon e os órgãos afetados diretamente pela sua ação são:
O pâncreas secreta enzimas potentes, capazes de digerir todos os principais nutrientes, com o auxílio das enzimas do intestino delgado.Aenzima pancreática responsável pela hidrólise de moléculas grandes de amido em unidades de aproximadamente dois a seis açúcares é a: