Filtrar


Questões por página:
Uma linha de defesa contra os distúrbios acidobásicos e o agravamento do quadro clínico do paciente é o controle da concentração de CO2 no líquido extracelular pelos pulmões através da respiração.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O componente pulmonar inicia-se minutos após a alteração acidobásica, sendo o segundo componente na linha de defesa para variações do pH.
( ) A regulação respiratória do balanço acidobásico é um tipo fisiológico de sistema-tampão, porque é ativado rapidamente e evita que a concentração de H+ se altere muito até que a resposta mais lenta dos rins consiga eliminar a falha do balanço.
( ) Sempre que a concentração de H+ aumenta acima do normal, o sistema respiratório é estimulado e a ventilação alveolar aumenta, o que diminui a pCO2 no líquido extracelular e reduz a concentração de H+ de volta aos valores normais.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Na ausculta cardíaca, a bulha que representa o fechamento das valvas aórtica e pulmonar e tem o timbre mais agudo é denominada
Analise as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa correta.
I –
O tórax é a parte superior do tronco, situada entre o pescoço e o abdome. A parede da cavidade é relativamente fina, praticamente com a mesma espessura do esqueleto. A parede da cavidade torácica é relativamente fina, praticamente com a mesma espessura do esqueleto. II – O esqueleto torácico assume a forma de uma gaiola abaulada, a caixa (jaula) torácica, com as grades horizontais, formadas pelas costelas e cartilagens costais, sustentadas pelo esterno vertical e pelas vértebras torácicas. III – O tórax inclui os principais órgãos do aparelho circulatório e respiratório. O mediastino representa o compartimento central da cavidade torácica. IV – As células são capazes de viver, crescer e desempenhar suas funções específicas enquanto estiverem disponíveis, nesse ambiente interno, as concentrações adequadas de oxigênio, glicose, diversos íons, aminoácidos, substâncias gordurosas e outros constituintes. V – O termo homeostasia é usado pelos fisiologistas para significar manutenção das condições constantes, ou estáticas, do meio interno. Em essência, todos os órgãos e tecidos do corpo exercem funções que ajudam a manter essas condições constantes.
A terminologia empregada para designar as variações da pressão arterial é de extrema importância para a identificação do quadro apresentado pelo paciente. Nesse sentido, é correto afirmar que, quando as pressões sistólicas e diastólicas estão muito próximas, denomina-se
O sistema límbico é a unidade do sistema nervoso que atua