Filtrar


Questões por página:
Em relação à fisiopatologia da Doença de Parkinson, destacam-se alguns fatores que ampliam a ocorrência de tremores, rigidez e bradicinesia.
Complete os parênteses com (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS e assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento correto em ordem descendente dos parênteses.

( ) Destruição das células neuronais dopaminérgicas na substância negra nos gânglios da base.
( ) Depleção das reservas de noradrenalina.
( ) Degeneração da via nigroestriada dopaminérgica.
( ) Desequilíbrio dos neurotransmissores excitatórios (dopamina) e inibitórios (acetilcolina) no corpo estriado.
( ) Comprometimento dos tratos piramidais que controlam os movimentos corporais complexos.

De acordo com a coloração da urina do paciente internado em uma Unidade de Clínica Médica, o enfermeiro pode detectar alterações importantes.

Indique a opção que faz a correlação correta entre a coloração e a causa possível da mesma.

Os defeitos cardíacos congênitos classificam-se a partir das características hemodinâmicas que podem desenvolver. A classificação descrita por Wong é:fluxo sanguíneo pulmonar aumentado ou diminuído, obstrução do fluxo sanguíneo ou fluxo misto.
Assinale, dentre as opções, o defeito congênito relacionado com o fluxo sanguíneo pulmonar diminuído.
O desequilíbrio hormonal decorrente de tumores hipofisários provoca manifestações clínicas específicas. De acordo com esta assertiva, é INCORRETO afirmar:

Um paciente aguardava atendimento no pronto socorro quando apresentou parada cardiorrespiratória. Após 45 minutos de reanimação, o paciente retomou o ritmo cardíaco sinusal e recebeu 250ml de solução de bicarbonato de sódio 8,4% via endovenosa. Após análise gasométrica de amostra de sangue arterial, observou-se o seguinte resultado: pH 7,31; PaO2 70mmHg; PaCO249mmHg; HCO3 31; BE -5. Marque a alternativa CORRETA que caracteriza a condição clínica deste paciente: