Filtrar


Questões por página:
No que se refere aos princípios da intervenção fisioterapêutica nas osteoartrites, é correto afirmar que é importante:
Considerando que um paciente se submeteu à artroplastia total de joelho, pode-se afirmar que, durante o período de internação, ele pode realizar treino de marcha:
Como se sabe, os pacientes queimados apresentam tendência a permanecer imóveis, movimentando pouco os membros acometidos pela dor e pelo desconforto. Nesses casos, a intervenção fisioterapêutica, além do programa de exercícios para preservar as amplitudes de movimento, prioriza o posicionamento. Nesse sentido, pode-se afirmar que este deve manter o segmento afetado:
Visualizar Questão Comentada
Amputação transtibial é definida por Pastre et al. (2006), como “a retirada total ou parcial de um membro”. Esse tipo de amputação, apesar de acarretar transtornos físicos e psicológicos ao paciente, é considerado como sendo de bom nível posicional, principalmente para reabilitação e indicação de próteses. Analise as afirmativas:

I. É comum ocorrer algumas complicações após amputação, como deformidade em flexão, irregularidades ósseas, excesso de partes moles, cicatrização inadequada, neuromas indolores, complicações cutâneas ou comprometimento vascular.

II. O Fisioterapeuta desempenha papel fundamental quanto à reeducação funcional, acompanhando o paciente em todos os estágios do programa de reabilitação, fazendo parte de equipe multidisciplinar, supervisionando e tratando desde o estágio pré e pós-operatório, na educação de mobilidade pré e pós-protética e, se necessário, em cuidados de manutenção das funções músculo-esqueléticas.

III. Para o correto posicionamento do coto no leito no pré e pós-operatório imediato, o Fisioterapeuta deve orientar o indivíduo a manter o coto em flexão de joelho, abdução e rotação externa de coxa, usar travesseiro embaixo do coto e manter sempre os membros inferiores alinhados para evitar contraturas, que podem surgir em decorrência do enrijecimento facial e do desequilíbrio muscular, de um reflexo protetor de retirada, da perda da estimulação plantar em extensão ou resultado de algum posicionamento inadequado.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Visualizar Questão Comentada
As fraturas proximais do fêmur são frequentes na população idosa e, na maioria das vezes, são decorrentes de queda da própria altura. São um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, com altas taxas de mortalidade e incapacidade funcional, levando a custos médico-hospitalares elevados e problemas sócio-familiares. A queda é o mais significativo fator de risco para fraturas proximais do fêmur em idosos; normalmente ocorre da posição ortostática e está associada à redução das reações de proteção, à reação de equilíbrio lenta e à diminuição da força global. O tratamento cirúrgico, por meio da utilização de parafusos, placas, hastes ou próteses é indicado na maioria dos casos; a reabilitação pós-operatória precoce é de suma importância na diminuição da taxa de mortalidade e de incapacidade funcional na população idosa. Estudos apontam que os exercícios que estimulam a descarga de peso dentro das primeiras 48 horas de pós-operatório têm mostrado inúmeros benefícios em idosos. Entretanto, em pacientes jovens, a descarga total de peso imediata é desaconselhada. Além disso, os programas de reabilitação baseados em exercícios intensivos, bem-estruturados e supervisionados evidenciam melhora da habilidade funcional entre idosos submetidos a tratamento fisioterapêutico após fratura proximal do fêmur. Sobre a indicação dos materiais de osteossíntese disponíveis para a abordagem cirúrgica das fraturas proximais do fêmur, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Hastes cefalomedulares. 2. Placas e parafusos. 3. Parafusos. 4. Próteses parciais ou totais do quadril.

( ) Fraturas do colo femoral graus I e II de Garden. ( ) Fraturas transtrocantéricas e subtrocantéricas. ( ) Fraturas do colo femoral graus III e IV de Garden. ( ) Fraturas do colo femoral e transtrocantéricas.

A sequência está correta em