Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

Sobre testes especiais para articulação do ombro, analise as afirmativas.

I. Teste de Jobe avalia o tendão do supraespinhoso.

II. Teste de Patte avalia o tendão do infraespinhoso.

III. Teste de Gerber (lift off test) avalia o tendão subescapular.

IV. Teste de Yergason avalia o tendão do bíceps.

 

Está correto o que se afirma em

Paciente com queixa de mialgias e artralgias. Na avaliação, observa-se edema fusiforme simétrico nas articulações interfalangianas proximais e metacarpofalangiana das mãos, punho e joelho; presença de exantema malar na bochecha e queixo. Estas manifestações clínicas sugerem
Durante a avaliação do ombro, o paciente é posicionado em decúbito lateral com o cotovelo flexionado a 90°. O Fisioterapeuta posiciona seus dedos abaixo da espinha da escápula no sentido medial para lateral e com a outra mão posicionada no antebraço do paciente, resiste à rotação lateral do braço. O Fisioterapeuta está realizando a palpação direta de qual músculo?
A distensão dos músculos isquiotibiais é um estiramento ou laceração dos músculos localizados na parte posterior da coxa. Sobre a reabilitação e a prevenção desse tipo de lesão, analisar os itens.

I. A realização de alongamentos, mesmo após o desaparecimento da dor inicial, não é indicada para a reabilitação, uma vez que sua realização pode implicar retrocesso no quadro inflamatório.
II. O fortalecimento dos músculos isquiotibiais, após a reversão do quadro de distensão, é importante para equilibrá-los com o quadríceps e diminuir as chances de nova lesão.
III. Após a reabilitação deste tipo de lesão, ao retornar às atividades, o aquecimento apropriado deve ser enfatizado, bem como ser seguido por um aumento gradual da intensidade do esforço.

Está CORRETO o que se afirma:
A lesão medular (LM) é uma das formas mais graves entre as síndromes incapacitantes, constituindo-se em um verdadeiro desafio à reabilitação, e essa dificuldade decorre da importância da medula espinhal. Avalie as proposições que se seguem sobre a LM:
I- A etiologia da LM é ampla, incluindo acidentes de trânsito, quedas, ferimentos por armas, tumores, trombose, espondilose, siringomielia, etc.
II- Na LM, instalada a lesão, o paciente passa por três etapas bem definidas: a fase de choque medular, o retorno da atividade medular reflexa e a fase de ajustamento.
III- A bexiga neurogênica autônoma, condição que pode estar presente na LM, é caracterizada por uma lesão do neurônio motor superior.
IV- As deformidades mais frequentes e limitantes na LM nos membros superiores são a extensão do cotovelo, supinação de antebraço e hiperextensão do punho, enquanto que nos membros inferiores tem-se a flexo-abdução de quadris, flexão de joelhos e pés equinos.
É CORRETO apenas o que se afirma em: