Filtrar


Questões por página:
Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação à reabilitação aquática da coluna vertebral:
( ) A água com temperatura a 34º C aumenta a circulação periférica, melhora a nutrição e aumenta os catabólitos dos tecidos.
( ) A marcha dentro de uma piscina aquecida promove a decoaptação articular e o relaxamento da musculatura antigravitacional, causados pelo empuxo da água, diminuindo a descarga de peso corporal ao solo, facilitando o movimento.
( ) As pompagens lombar e cervical realizadas no ambiente aquático melhoram a circulação venosa e linfática, levam ao relaxamento muscular, alongam e reduzem tecidos cicatriciais.
( ) O alongamento na água aquecida é bastante recomendado. Os tecidos encurtados e rígidos respondem de modo mais eficiente às oscilações rápidas e ao alongamento ativo e prolongado na água.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
A escoliose é definida como uma curvatura lateral da coluna vertebral. Tecnicamente é representada por um desvio do eixo no plano coronal. Avalie as proposições a seguir sobre as características.

I- A escoliose pode ser classificada como funcional, neuromuscular ou degenerativa. Ela é considerada normal no indivíduo deitado e em repouso.

II- A curva torácica lateral anormal é descrita como estrutural ou funcional e pode produzir uma deformidade fixa ou uma adaptação mutável.

III- Na escoliose, a giba da costela ocorre no lado côncavo da curva.

IV- A escoliose persistente durante a inclinação para frente (sinal de Godet) indica uma curva estrutural.

Está CORRETO o que se afirma em:
Sobre os princípios de tratamento da osteoartrite, a intervenção fisioterapêutica é importante na abordagem global ao paciente, não apenas na articulação acometida por esta patologia. É CORRETO afirmar que desta intervenção faz parte:
Durante a avaliação fisioterapêutica podem ser utilizados os testes ortopédicos especiais. Para identificar instabilidade do punho é CORRETO realizar o seguinte teste:
Em situações de amputação, no pós-operatório, é importante a atenção aos cuidados com o coto, para tanto, devem ser realizadas, na avaliação, a palpação e a medição do comprimento e da circunferência. Sobre a medida de comprimento do coto, geralmente, esta é realizada nas amputações transfemorais e transtibiais. Partindo-se desse contexto, avalie as proposições a seguir:
I- Nas amputações transfemorais médias e longas, a medida deve ser feita a partir do trocânter menor do fêmur até a extremidade distal do coto. II- Nas amputações transfemorais curtas, a medida é feita a partir da espinha ilíaca anterossuperior. III- Nas amputações transtibiais médias e longas, a medida deve ser realizada a partir da tuberosidade da tíbia até a extremidade distal do coto. IV- Nas amputações transtibiais curtas, a medida é feita a partir da borda superior da patela.
É CORRETO o que se afirma em: