Filtrar


Questões por página:
Considerando um paciente com diagnóstico de síndrome do túnel do carpo, assinale a alternativa que indica sintomas e (ou) consequências agudas e crônicas da lesão.

Uma paciente de 38 anos de idade, servidora pública estadual, queixa-se de dor lombar que vai para a nádega direita há cerca de 15 dias. Segundo relato da paciente, a dor apareceu de forma crônica, associada à longa jornada de trabalho sentada em má posição. Achados do exame físico:


➢ Postura levemente fletida para frente;

➢ Dor à palpação na transição lombossacra;

➢ Diminuição do reflexo patelar e aquileu à direita;

➢ Teste de força muscular alterado pela dor;

➢ Lasègue +;

➢ Teste repetitivo mecânico da coluna: flexão do tronco aumenta a dor lombar, que irradia para a nádega direita; extensão do tronco aumenta a dor lombar, que centraliza.


Achados da ressonância magnética da coluna lombossacra: protusão discal na transição L5/S1.


Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.

A utilização sistemática dos equipamentos de proteção individual (EPI), o mobiliário adequado às características fisiológicas individuais, as pausas para descanso que não atrapalhem o desenvolvimento do serviço e a prática de exercícios laborais previnem a sobrecarga e as lesões no sistema musculoesquelético advindas das tarefas repetitivas no ambiente de trabalho. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 32 anos de idade possui diagnóstico de síndrome do impacto crônica no ombro esquerdo. Apresenta dor local, discinesia escapular e diminuição da amplitude de abdução, e da rotação externa e da força muscular global ao redor da articulação. Os exames de imagem demonstraram pequeno grau de ruptura do tendão do músculo supraespinal. Recomenda-se o tratamento conservador.


Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa que descreve a indicação mais efetiva de abordagem fisioterapêutica para o paciente.

Imagem associada para resolução da questão


Game Ready®: associa resfriamento constante e compressão intermitente, podendo ser aplicado em articulações ou segmentos inteiros.


Imagem associada para resolução da questão


Continuous passive motion (CPM) / Mobilização passiva contínua (MPC): equipamento que possibilita a movimentação contínua da articulação, de forma passiva, com frequência, amplitude e velocidades programadas.


Considere os dispositivos apresentados e assinale a alternativa correta em relação aos princípios e indicações dos agentes eletrofísicos terapêuticos.