Filtrar


Questões por página:
Para o fisioterapeuta traçar um adequado programa de reabilitação dos tecidos ou partes moles (músculos, tendões e ligamentos) e aparelho osteoarticular, é preciso o conhecimento de testes e manobras que permitem avaliar a estrutura anatômica acometida, assim como as manifestações cli[inicas decorrentes da possível lesão instalada. Dessa maneira, quando se utiliza o teste de Yergason, durante um exame funcional de um determinado paciente, avalia-se o
Paciente do sexo feminino,52 anos, lavadeira, residente em Montes Claros (MG), chega à clínica de fisioterapia queixando de dormência na região palmar da mão direita, do 1.º ao 3.º dedo, iniciada há 4 meses. Relata que o desconforto vem piorando à medida que realiza suas atividades de vida diária e isso está atrapalhando o seu trabalho. Durante a consulta fisioterapêutica, são realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de radiculopatia cervical é descartada e os testes de Tínel e Phalen são positivos. Aplicando os conhecimentos de anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente o paciente do caso clínico descrito, pode-se afirmar que os testes são positivos para
Colar cervical pré-fabricado, que promove pouca restrição dos movimentos, sendo, porém, mais eficiente. Possui apoio occipital e mentoniano, pode ser usado em fraturas menores do áxis e do atlas, fraturas mínimas do corpo ou de processo espinhoso das vértebras cervicais e no pós-operatório de procedimentos menores, como discectomias cervicais por via anterior. Essa é a definição do colar cervical:
Durante um teste incremental até a exaustão, quais linhas de defesa no equilíbrio ácido-básico (na ordem em que são ativadas para compensar os ajustes proporcionais à intensidade do exercício) e suas características quanto à capacidade de tamponamento e prontidão para o tamponamento?
Qual das medidas a seguir representa a potência aeróbia, que é utilizada para avaliar o condicionamento do paciente e que guarda relação com taxas de mortalidade?