Filtrar


Questões por página:
A escoliose é uma condição que causa uma curva anormal na coluna e, variando o grau dessa deformação, o tratamento com colete pode ser uma alternativa de tratamento satisfatório. O colete para escoliose é um dispositivo usado ao redor do tronco que tem o objetivo de evitar o agravamento da curva, além de prevenir a necessidade de uma cirurgia corretiva, quando a escoliose atinge 40 a 50 graus de curvatura, o que ocorre em muitos adultos que não trataram a condição precocemente (na adolescência). O colete, então, é indicado principalmente para adolescentes, sobretudo os que sofrem de escoliose idiopática. O colete, para tratamento da escoliose, geralmente, é feito de material plástico leve e modelado em um corpo de gesso, respeitando as individualidades do paciente, o grau e o tamanho de curvatura, ajudando, assim, no uso contínuo, que trará os resultados esperados para a melhora e diminuição da escoliose. Existem diversos tipos de coletes e cada um deles tem características e indicações específicas. Para indicá-los adequadamente, o fisioterapeuta deve compreender a necessidade de cada paciente. A partir da compreensão das características e indicações de cada tipo de colete, avalie as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
No processo de reabilitação do aparelho osteoarticular, utilizam-se técnicas de mobilização das articulações periféricas como recurso terapêutico. Assim como outros recursos fisioterapêuticos, essas técnicas têm indicações, limitações e contraindicações. Cabe ao fisioterapeuta compreender adequadamente cada uma dessas técnicas para aplicá-las corretamente. Sobre a mobilização de articulações periféricas, é CORRETO afirmar:
Para o fisioterapeuta traçar um adequado programa de reabilitação dos tecidos ou partes moles (músculos, tendões e ligamentos) e aparelho osteoarticular, é preciso o conhecimento de testes e manobras que permitem avaliar a estrutura anatômica acometida, assim como as manifestações cli[inicas decorrentes da possível lesão instalada. Dessa maneira, quando se utiliza o teste de Yergason, durante um exame funcional de um determinado paciente, avalia-se o
Paciente do sexo feminino,52 anos, lavadeira, residente em Montes Claros (MG), chega à clínica de fisioterapia queixando de dormência na região palmar da mão direita, do 1.º ao 3.º dedo, iniciada há 4 meses. Relata que o desconforto vem piorando à medida que realiza suas atividades de vida diária e isso está atrapalhando o seu trabalho. Durante a consulta fisioterapêutica, são realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de radiculopatia cervical é descartada e os testes de Tínel e Phalen são positivos. Aplicando os conhecimentos de anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente o paciente do caso clínico descrito, pode-se afirmar que os testes são positivos para

Julgue o item a seguir.


A piscina ideal para o desenvolvimento do método Halliwick deve possuir várias profundidades e o nível da água permanecer em T11, sendo que uma simetria é buscada com o trabalho de ambos os hemídios e sem a utilização de flutuadores.