Filtrar


Questões por página:
Um paciente em fase inicial de recuperação pós-AVC apresenta paresia significativa no membro superior direito, sem capacidade para realizar movimentos voluntários completos, porém com algum grau de ativação muscular residual.
As modalidades de exercícios fisioterapêuticos e suas indicações são realizados por meio de:

I. Exercícios passivos, que são indicados para manter a amplitude de movimento articular, prevenindo contraturas, mesmo na ausência de ativação muscular voluntária do paciente.

II. Exercícios ativos, que são indicados quando o paciente consegue realizar movimentos completos contra resistência, sem auxílio externo, promovendo ganho significativo de força muscular.

III. Exercícios ativos-assistidos, que devem ser aplicados quando o paciente possui contração muscular insuficiente para executar o movimento completo sozinho, sendo necessária a assistência parcial do fisioterapeuta ou equipamento.

IV. Exercícios isométricos, que são contraindicações para pacientes com paresia grave, pois exigem contração muscular voluntária intensa e podem aumentar o risco de espasticidade.


Assinale a alternativa CORRETA:
As lesões neurológicas podem provocar diversas alterações funcionais no organismo, impactando diretamente a reabilitação do paciente.
As consequências típicas dessas lesões no sistema nervoso são caracterizadas pelo(a):
Durante a elaboração de um plano terapêutico para um paciente com sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC), o fisioterapeuta precisa integrar conhecimentos fundamentais das ciências básicas da saúde, como anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, neuroanatomia e patologia.
A respeito da importância desses conteúdos na prática fisioterapêutica, analise as afirmações abaixo:

I. O conhecimento de anatomia é essencial para localizar estruturas musculares e nervosas envolvidas nas limitações motoras do paciente.

II. A fisiologia permite ao fisioterapeuta compreender os mecanismos de geração de força muscular, controle postural e regulação da função respiratória.

III. A histologia fornece suporte teórico para entender a resposta inflamatória, o processo de cicatrização e as adaptações teciduais após a lesão.

IV. A bioquímica tem aplicação restrita apenas a profissionais da área laboratorial, sendo desnecessária para o fisioterapeuta.

V. O domínio da neuroanatomia é fundamental para que o fisioterapeuta compreenda as vias nervosas envolvidas nas alterações motoras e sensoriais típicas de um paciente pós-AVC.

VI. O estudo da patologia permite ao fisioterapeuta entender as alterações estruturais e funcionais decorrentes de processos patológicos, como isquemia cerebral e edema.

Assinale a alternativa CORRETA:
Um paciente com lesão cerebelar apresenta instabilidade postural. Para ajudar a manutenção da postura em todas as atividades, quando os pacientes conseguem manter suas cabeças eretas e têm algum controle do tronco na posição estática, é necessário oferecer a eles desafios progressivos ao equilíbrio.
A rotação do tronco é um desses desafios. Para ajudar o paciente a manter a contração dos músculos do tronco nesse caso pode ser usada a técnica de
Em uma lesão nervosa periférica do nervo músculo cutâneo, devido a ferimento por projétil, os seguintes músculos serão afetados: