Filtrar


Questões por página:
Quando falamos em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) geralmente associamos ao transtorno no desenvolvimento neurológico que impacta nas habilidades de comunicação (verbal ou não), sociais e comportamentais (atitudes e interesses repetitivos e restritos).Entretanto, um outro aspecto tão importante quanto os demais, também pode ser comprometido e merece atenção: a habilidade motora. Esse é um aspecto que vai além do olhar voltado aos movimentos repetitivos realizados pelos autistas, como os de braços e pernas.

De acordo com a habilidade motora, associe a numeração de 1 a 4, de acordo com os parênteses:

(1) Habilidades motoras brutas (2) Tônus Muscular. (3) Marcha. (4) Planejamento motor.

( ) Está relacionado a maneira como caminhamos, a criança com TEA pode apresentar um padrão diferenciado e andarem na ponta dos pés. Normalmente, este distúrbio começa com uma idade média entre 18 e 24 meses de vida, quando costumam a aprender a andar

( ) No caso desse tipo de habilidade que responde pela flexibilidade do corpo, as crianças com autismo costumam ser mais enrijecidas, o que pode se tornar um obstáculo para a realização de movimentos, o que pode ocasionar em problemas de equilíbrio e quedas frequentes.

( ) Outro ponto que pode ser considerado nevrálgico para uma criança com TEA diz respeito a habilidade que consiste na capacidade do cérebro em entender uma ação motora, descobrir como fazê-la e dar ordem aos músculos e as partes do corpo corretas a executarem essa atividade. Para quem está no espectro, uma simples tarefa de se movimentar de um lado para o outro de uma sala, por exemplo, pode ser desafiadora, devido à dificuldade de idealizar e executar esta ação. A intervenção deste profissional deve ser projetada para atender às especificidades de cada pessoa com TEA, organizando o tratamento de maneira a estimular a reduzir a ansiedade do indivíduo e encorajá-lo, facilitando o aprendizado motor.

( ) São definidas como capacidade de realizar movimentos usando os membros superiores e inferiores (braços, pernas, tronco e pés). As crianças com autismo, em média, apresentam um atraso nesta área de desenvolvimento de em média seis meses, em relação àquelas chamadas “neurotípicas”, ou seja, que estão fora do espectro.

A sequência CORRETA é:
A paralisia cerebral decorre de inúmeras afecções, com várias causas e quadros clínicos, tendo em comum apenas o fato de afetar o sistema nervoso central de forma crônica. Portanto, com essa gama de quadros clínicos, há diferentes modos de classificação das PCs, que são, EXCETO:

Assinale a alternativa INCORRETA:
As pessoas com paralisia cerebral podem ser classificadas, de acordo com a característica clínica mais dominante, em espástico, discinético e atáxico.
Sobre a paralisia cerebral discinética, analise os itens a seguir:

I. Caracteriza-se por movimentos atípicos mais evidentes quando o paciente inicia um movimento voluntário produzindo movimentos e posturas atípicos.
II. Engloba a distonia (tônus muscular muito variável desencadeado pelo movimento) e a coreoatetose (tônus instável, com a presença de movimentos involuntários e movimentação associada).
III. Caracteriza-se por um distúrbio da coordenação dos movimentos em razão da dissinergia, apresentando, usualmente, uma marcha com aumento da base de sustentação e tremor intencional e é ocasionada por uma disfunção no cerebelo.
IV. É ocasionada por uma lesão do sistema extrapiramidal, principalmente nos núcleos da base (corpo estriado – striatum e globo pálido, substância negra e núcleo subtalâmico).


Estão CORRETOS:
A Doença de Alzheimer é crônica irreversível que afeta principalmente os idosos comprometendo sua integridade social, física e mental, além disso, suas funções motoras. É de extrema importância à atividade física e a atuação fisioterapêutica na doença de Alzheimer com objetivo de retardar a evolução dela, sendo um utensílio na função de defender e atenuar os impactos causados por um processo demencial, pois a atividade intelectual tende a manter o cérebro ativo.

Sobre a intervenção da fisioterapia em pacientes idosos portadores da Doença de Alzheimer, assinale (V) para VERDADEIRA e (F) para FALSA.


( )Nas primeiras fases da doença é usado um programa exercícios com carga, alongamentos e exercícios aeróbicos que ajudam a prevenir complicações cardiovasculares e osteoarticulares.


( )Nos portadores da doença de Alzheimer, a hidroterapia associada à cinesioterapia e o padrão respiratório são primordiais para o processo do tratamento, já que a capacidade funcional da respiração, fala, expansão torácica e função venosa, vão diminuindo com um tempo até que não se tenha as funções, podendo chegar à morte.


( )Nas fases mais avançadas da doença onde o comprometimento é menor, a mobilidade é avaliada com movimentos passivos e a avaliação pulmonar se torna algo mais crítico, dificultando ainda mais o estado de saúde do paciente.


( )Alterações no aspecto cognitivo e seu grau de comprometimento são os principais responsáveis pelas incapacidades motoras e dificuldades do paciente, sendo de extrema relevância a abordagem terapêutica invasiva neste período, podendo auxiliar tanto no tratamento como na prevenção.


( )A terapia tem por objetivo retardar a progressão da doença, evitar encurtamentos e deformidades, além de tentar promover maior independência do indivíduo, por meio de fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e marcha.


A sequência CORRETA é:
O cerebelo é uma estrutura cerebral que ajuda a sequenciar as atividades motoras. Sobre a disfunção cerebelar, analise as sentenças abaixo:
I. A dismetria e a ataxia são sintomas importantes da doença cerebelar e caracterizam-se por imperfeição e incoordenação na execução de um movimento. II. O tremor de intenção aparece quando a pessoa, ao executar um ato voluntário, apresenta movimentos oscilatórios, especialmente quando se aproxima do objeto pretendido. III. A hipotonia resulta da perda dos núcleos cerebelares profundos, causando pera do tônus da musculatura periférica do lado da lesão.
É CORRETO o que se afirma em: