Filtrar


Questões por página:
O traumatismo cranioencefálico é um evento, por vezes devastador, que altera a vida do indivíduo e da família. Com base na Escala de Coma de Glasgow, os traumatismos cranianos podem ser classificados como leve, moderado ou grave. Quando o paciente responde com pontuação de abertura dos olhos com a dor, resposta extensora na resposta motora e na resposta verbal apresenta conversação confusa, a soma desses valores resulta em:
A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica crônica que compromete o sistema nervoso central.
Com base no conhecimento sobre EM, analise as assertivas a seguir:
(1) Pacientes com EM demonstram sinais e sintomas de síndrome do neurônio motor inferior, secundários aos danos nos tratos corticospinhais ou córtex motor.
(2) As funções coordenadas pelo cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal ficam comprometidas, pois a bainha de mielina e axônios são lesionados pela inflamação.
(3) Diagnosticar a doença precocemente faz toda a diferença, pois quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maior a chance de modificar a longo prazo o curso natural da doença, reduzindo o número de surtos, lesões e sequelas neurológicas.
(4) Distúrbios visuais como neurite óptica, diplopia são sintomas visuais comuns, mas frequentemente têm remissão.
Analisadas as assertivas, assinale a alternativa que agrupa os itens CORRETOS.
Pacientes acometidos com alterações neurológicas por trauma ou patologias associadas necessitam de intensiva vigilância. A necessidade de ventilação mecânica é indicada aos pacientes com queda do nível de consciência e com a pressão intracraniana alterada. O valor da PIC levemente aumentada será:
O paciente estando em decúbito dorsal, abdução de ombro a 90°, extensão de punho, supinação de antebraço, rotação externa do ombro, extensão de cotovelo, consiste na aplicação de movimentos do tecido neural para restaurar o movimento e a elasticidade do nervo, permitindo recuperar a extensibilidade e a função normal do nervo:
A maioria dos receptores responde especificamente a uma forma de estímulo e estão situados nos terminais periféricos dos neurônios aferentes (sensoriais), e sua função é responder a alterações tanto do ambiente externo quanto do interno. Os receptores de Ruffini tem sensação percebida de: