Filtrar


Questões por página:

Quanto à atuação fisioterapêutica na doença de Parkinson (DP) em ambiente domiciliar, analise as afirmativas abaixo:


1. O treinamento de transferência em domicílio assume importância por ser onde os pacientes podem implementar estratégias aprendidas. A fadiga extrema após essa intervenção pode ser desconsiderada.

2. A música durante exercício domiciliar para tratamento dos sintomas motores na DP não apresenta resultados satisfatórios, visto a dificuldade de inserir um protocolo de exercícios em prática e produzir uma lista de músicas de forma individualizada com arranjo ajustado à cadência.

3. Os exercícios terapêuticos domiciliares são uma importante estratégia do cuidado na DP, destacando-se a cinesioterapia e a reabilitação com realidade virtual.

4. Programas domiciliares com diversas combinações convencionais de exercícios terapêuticos encontraram redução significativa do número de queixas, medo de cair e tempo gasto deitado, bem como aumento significativo da flexibilidade e força muscular e boa adesão. Entretanto, é relatado menor adesão em pessoas mais velhas, com maior limitação em exame motor e problemas cognitivo-comportamentais.

5. A reabilitação com realidade virtual apresenta benefícios sobre marcha, equilíbrio e capacidade funcional, além de boa aceitação e aspecto motivacional. No entanto, a principal dificuldade do uso domiciliar na DP é o custo dos instrumentos necessários para a prática terapêutica e também sua disponibilidade.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A reabilitação de crianças com paralisia cerebral (PC) é um desafio devido à complexidade dessa condição de saúde. Intervenções fisioterapêuticas na PC têm o papel de promover a independência e a funcionalidade dessa população. Considerando os fundamentos da reabilitação e as intervenções na PC, assinale a alternativa correta.
Indivíduos que sofreram um acidente vascular encefálico (AVE) frequentemente apresentam déficits de funcionalidade e necessitam de reabilitação a fim de prevenir complicações e comorbidades. Assinale a alternativa que segue as diretrizes práticas da Academia Brasileira de Neurologia para a reabilitação do AVE.
A avaliação fisioterapêutica neurofuncional deve dar ênfase a uma adequada análise de movimento durante o desempenho das tarefas funcionais. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) fornece o embasamento teórico para respaldar essa análise e a prática clínica dos fisioterapeutas. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
A pontuação mínima, a pontuação máxima e os domínios envolvidos na avaliação do nível de consciência por meio da escala de coma de Glasgow são, respectivamente: