Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Para minimizar os problemas com podridões de raízes de soja, deve-se aumentar a compactação e reduzir a drenagem dos solos.

II. A ferrugem-asiática é uma das mais destrutivas doenças da cultura da soja. Por se tratar de uma doença genética, ela pode ser evitada a partir da seleção de cultivares e de sementes, além do uso de abelhas para elevar a taxa de fecundação na lavoura.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os principais problemas genéticos na fase de florescimento da lavoura do milho são a antracnose, a helmintosporiose, a diplodia e, mais recente nas últimas safras na Região Sul, a mancha branca.

II. Um dos objetivos do manejo integrado de pragas é aumentar o uso de agrotóxicos, o que significa uma economia ao produtor no uso de adubos químicos e um menor impacto ambiental na propriedade.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. As doenças de espiga de milho mais comuns são as podridões e a fusarium. Em geral, essas doenças podem ser combatidas a partir do aumento da taxa de nitrogênio e redução da drenagem do solo. Evitar a rotação de culturas também é uma prática recomendável.

II. Uma das recomendações para promover a saúde da lavoura de milho inclui realizar o plantio em época adequada, de modo a evitar que os períodos críticos para a cultura coincidam com condições ambientais mais favoráveis ao desenvolvimento de doenças.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A antracnose é uma das doenças genéticas mais destrutivas ao feijoeiro, podendo ocasionar perda total da lavoura quando infecta as plantas nos primeiros estágios do seu desenvolvimento.

II. As principais doenças que causam problemas na cultura da soja são a ferrugem-asiática e as podridões de raiz. Em ambos os casos, essas doenças podem ser impedidas através do aumento do uso de pesticidas ou da redução da taxa de irrigação por hectare.


Marque a alternativa CORRETA:

São de grande importância para países importadores de produtos vegetais o conhecimento sobre pragas quarentenárias, uma vez que estas, se introduzidas em território nacional, representam riscos para produção e exportação de produtos oriundos da agricultura. Com relação as pragas quarentenárias, analise as afirmativas:
I – Classificam-se em pragas quarentenárias ausentes (A1) e de pragas quarentenárias presentes (A2). II – Plantas daninhas consideradas nocivas aos vegetais ou produtos vegetais não contemplam essa classificação. III – O cancro bacteriano da videira causado pela bactéria Xanthomonas campestris pv. viticola é uma praga quarentenária presente (A2), restrita aos Estados do Ceará, Pernambuco e Bahia. IV – O cancro bacteriano cítrico causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri é uma praga quarentenária ausente (A1), relatada nos Estados Unidos no Estado da Flórida.
Assinale a sequência CORRETA.