Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Visível a olho nu. Mas não só, uma vez que se trata de um processo que tem sido há décadas acompanhado atentamente, e comprovado a frio reiteradamente, pelas estatísticas censitárias.

A única alternativa INCORRETA sobre o trecho acima transcrito, em seu contexto, é:

O início da era da informação


Os primeiros computadores, inventados há quase um século – máquinas lentas e extremamente limitadas que ocupavam salas inteiras – eram inicialmente utilizadas apenas pelo exército para descriptografar mensagens em tempos de guerra, mas logo foram encaminhadas para outros setores. Ao longo do século, esses equipamentos tiveram seu poder de processamento aumentado, ao mesmo tempo em que os quesitos custo e tamanho diminuíram. E essa evolução foi caminhando de tal forma que no início do século XXI já era possível ter um computador portátil ultrafino pesando menos de 1 quilo! E com o uso de conexões de alta velocidade, a informação passou a ser mais dinâmica que nunca.

[...]


Disponível em: <http://blog.unipe.br/graduacao/tecnologia-da-informacao-tudo-que-voce-precisa-saber>. Acesso em: 08 abr.2018.


Transpondo para voz ativa a frase destacada no texto, obtém-se:

mostrar texto associado

Dados os fragmentos do texto,


I. “levantou-se resolvido a entrar na rua assim mesmo”

II. “A carne comprimiu-se”

III. “rasgou-se a meia molhada”

IV. “e a gravata foi amarrada”


verifica-se que a voz passiva está presente apenas em

A um arranco mais forte, a alça de trás rebentou-se, o vaqueiro meteu as mãos pela borracha energicamente. Nada conseguindo, levantou-se resolvido a entrar na rua assim mesmo [...] A carne comprimiu-se, os ossos estalaram, rasgou-se a meia molhada e o pé amarrotado se encaixou entre as paredes da vaqueta. Fabiano soltou um suspiro largo de satisfação e dor. Em seguida tentou prender o colarinho duro no pescoço, mas os dedos trêmulos não realizaram a tarefa. Sinha Vitória auxiliou-o: o botão entrou na casa estreita e a gravata foi amarrada.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record,2003. p.73.
Dados os fragmentos do texto
I. “levantou-se resolvido a entrar na rua assim mesmo” II. “A carne comprimiu-se” III. “rasgou-se a meia molhada” IV. “e a gravata foi amarrada”
verifica-se que a voz passiva está presente apenas em
mostrar texto associado
Essas visitas dos turistas “em busca de distrações” desnaturam o significado real desses museus e monumentos. (2o parágrafo) Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: